PALAVRA DE DEUS

POR: Manuel Venade Martins (Pastor Evangélico)

Os justos clamam, e o Senhor os ouve, e os livra de todas as suas angústias. Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito. Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas. (Salmo 34: 17-19)

INTRODUÇÃO

Como pensamento inicial deste comentário, com o tema "Os quebrantados de Coração", apresentamos o pensamento que está no livro de provérbios assim: Antes de ser quebrantado eleva-se o coração do homem, e diante da honra vai a humildade. (Provérbios 18:12) Sabemos com toda a certeza que o Altíssimo Deus não se agrada do ser humano com seu coração (espírito) endurecido, porque nessas condições eleva-se, ou seja, seu ser se enaltece-se, de uma tal maneira que sai da sua habitual maneira de viver, e se enfurece, irrita-se, enche-se de ódio pelo seu próximo, a pontos de tratar de o prejudicar. Essa é a situação de todo aquele que não tem o coração quebrantado, e é difícil para essas pessoas deixarem quebrantar seu ser interior, pelo poder da Palavra de Deus, que o Senhor sempre a seu tempo a envia, através de seus servos.

COMENTÁRIO

OS QUEBRANTADOS DE CORAÇÃO

O Senhor Jesus disse: No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo. Eu venci o mundo. (João 16:33) Este aviso é para toda a humanidade, e vem na hora certa para todo o ser humano, só que muitos nesta sociedade, fazem uma grande diferença na qual todos devíamos saber. Este aviso, como atrás digo, é para todos, mas o que acontece é que nem todos o querem receber, porque seja por descuido, ou por dureza de coração ou mesmo má vontade, não praticam a Bíblia Sagrada, isto é, não a leem, e a esses, nestes casos, não conhecem nem sabem os oráculos de Deus, e ao não saberem o que Deus lhes quer falar, andam à deriva, neste mundo tão afastado de Deus, repito naquilo que o Senhor Jesus lhes quer falar.

As aflições podem surgir a qualquer criatura humana, mas há uma grande diferença entre aqueles que leem e seguem o livro Sagrado (Bíblia) e os outros que não a leem nem a respeitam. A estas últimas pessoas, em que o mal lhes pode bater à porta, são apanhadas de surpresa, pelo grande descuido existente em suas vidas pessoais; agora perguntamos: para quem Deus vai olhar?

Quando o nosso coração está sensível ao Espírito de Deus, podemos estar endurecidos com assuntos desta vida, que totalmente desagradam a Deus, por exemplo: Não leem o Livro Sagrado, nem procuram, por isso, demonstrar qualquer interesse, buscando durante seu tempo disponível, antes desperdiçando em outros passatempos de ideias carnais, deixando entrar em suas vidas, a ideia que ler esse Livro (Bíblia) é errado para si mesmo, dizem: porque até somos pessoas sábias e bem instruídas no campo literário.

Somos pessoas com muita atividade no campo social, no desporto e na vida profissional, e por conseguinte, determino e considero que não preciso de ler o Livro Sagrado.

Pensamento: Na realidade se não fizermos a nossa parte em ler o Livro Sagrado, é o mínimo exigido pelo Altíssimo, como é que Deus se vai agradar de nós, e olhar para nós no dia difícil que se pode aproximar! Como é que o Senhor Deus vai nos proteger de uma fatalidade que se aproxima! Já tenho ouvido a muita gente falar, dizendo assim: Aonde estava Deus, nesse momento de grande aflição! O Senhor, de facto, está perto, mas é dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito. (Salmo 34:18)

Essa é a grande garantia da parte do Senhor nosso Deus, para todos aqueles que o temem, leem e observam a sua Palavra, esses de facto agradam a Deus, porque dão testemunho e acreditam na sua crucificação e ressurreição dentre os mortos, e ascensão acima de todos os céus.

O Senhor diz em sua Palavra que muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas. (Salmo 34:19) Essa é a nossa esperança, quando nos enfrentamos com tais situações, como por exemplo: Uma doença grave atingiu as nossas vidas, onde a classe médica não tem resposta, e mesmo a medicina farmacêutica, tampouco tem resposta, mas devemo-nos lembrar que o Senhor Jesus tem todo o poder no Céu e na terra, por conseguinte Ele (Jesus) é a solução e a única esperança em nossas vidas. Amem. (mvm)



< Voltar