PALAVRA DE DEUS

POR: Manuel Venade Martins (Pastor Evangélico)

Naquele tempo, respondendo Jesus disse: Graças te dou ó Pai, Senhor de céu e da terra, que ocultastes estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelastes aos pequeninos. Sim, ó Pai porque assim te aprouve. Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. (Mateus 11:25-30)

INTRODUÇÃO

O escritor sagrado, aos Hebreus, escreveu assim: Havendo Deus antigamente falado muitas vezes e de muitas maneiras aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho. (Hebreus 1:1)

Dou graças ao Altíssimo Deus, porque falou, fala e falará. Mas a quem Deus fala e não fala? Deus sempre deseja falar àqueles que o querem ouvir, para lhe obedecerem, mudar de vida, viver de acordo com a sua Palavra, vivendo todos os dias apartados do mal. Essa é a razão por que o Senhor Deus fala com uns e com outros não. Aquele que quer ouvir de Deus, o Senhor cuidará de lhe falar, e não somente, cuidará de sua vida, protegendo-a do mal e muitas vezes dos perigos que se lhe aproximam. É certo que Deus não faz exceção de pessoas, no entanto tem em conta aquele indivíduo que está pronto para o ouvir, por outras palavras, aqueles que tem sede de beber das águas vivas e fome de comer do Pão do Céu.

COMENTÁRIO


VEM AO SENHOR JESUS

Deus ocultou a muitas pessoas, com elevada sabedoria universitária, poder político e poder económico, os mistérios ocultos de Deus, de sua existência, de sua omnipresença, omnisciência, omnipotência e de Sua manifestação ao tal ser humano, e agora pergunto eu: o por quê de tudo isso? Porque não se manifesta a esse tipo de pessoas? Porque há essa tal diferença?

Porque não foram, nem são reveladas aos sábios e entendidos, mas aos pequeninos, segundo o verso 25. São muitas as razões dessa falta de contacto e manifestação, aos tais indivíduos de elevada posição ou poder económico. Além de muitas demonstrações que poderíamos falar nestes casos. Por exemplo, o envolvimento e relacionamento da sociedade bastante corrupta, e consumação depravada em suas várias vertentes, num conhecimento e sabedoria embrutecida, fundada num alicerce religioso, que envolve o ocultismo, sem substância espiritual divina e sacra, com uma cegueira imbuída, e repleta de superstição, na qual os seus objetivos e alvos, desde a sua meninice de educação e instrução, são há muito possuídos e firmados em uma falsa idolatria, que de sagrado e divino não tem nada. São métodos que foram preparados por duas razões:

1º O enredo do próprio Satanás continuar a enganar e iludir o ser humano. Desde o jardim do Éden, que ele se finge, e infiltra na mente das pobres criaturas com falsos sonhos, e falsas revelações, querendo parecer divinas, mas que na realidade são autenticas armadilhas, com uma falsa liberdade de seus maus caminhos, de sedução e tentação que está derramando sobre esta pobre humanidade.

2º E a área material: Os idólatras têm um alto valor, o custo desses ídolos de imagens, que não são uma coisa qualquer, mas tal e qual conforme a sua existência, desconhecem o que Deus diz no livro dos Salmos, sobre a personificação de pessoas humanas, conforme se lê: Tem boca, mas não falam, tem olhos mas não veem, tem ouvidos mas não ouvem; nariz tem, mas não cheiram; tem mãos, mas não apalpam; tem pés mas não andam; nem som algum sai de sua garganta. (Salmo 115:4-7) E, como é natural, é um material com bastante lucro financeiro, vendido por um preço exorbitante, excedendo sempre um alto valor o seu custo.

O Senhor Jesus diz, no verso 27, que ninguém conhece o filho senão o Pai e ninguém conhece o Pai senão o Filho. Esta é a maior realidade na vida de cada pessoa, em ter o privilégio de conhecer propriamente a Deus, será impossível qualquer indivíduo num estado natural, com seus conhecimentos e mesmo toda a sabedoria humana, mesmo a mais alta ala, de todos os conhecimentos alcançados através dos maiores graus académicos. Não chegará para alcançar o conhecimento necessário para conhecer ao Altíssimo. Então alguém perguntará, nunca poderei conhecer a Deus? Claro que sim, é possível, porque essa foi a nossa grande vitória, o Senhor Jesus derrotou o inimigo, quando se entregou por nós, naquela cruz do calvário, cumpriram-se as Escrituras que dizem assim: Esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. (Génesis 3:15)

A crucificação é aqui figurada, pela qual o inimigo apenas feriria a Jesus no calcanhar, é o que na realidade representa a morte do Senhor Jesus na Cruz, mas em contrapartida o Senhor feriu o diabo na cabeça, o que já em si representa uma ferida de morte, que o inimigo recebeu. Nestes casos o diabo perdeu toda a autoridade, que até àquele momento possuía, porque Jesus ressuscitou e podemos ler as suas Palavras: É-me dado todo o poder no Céu e na terra. (Mateus 28:19) A partir daí todo o ser humano pode ser Salvo e abençoado, curado, libertado e perdoado, se de coração se voltar para Deus, arrependido dos seus pecados, porque segundo o que as Escrituras dizem: O sangue de Jesus Cristo, seu filho, nos purifica de todo o pecado. (1ª João 1:7) Não há outro método ou maneira para o pecador ficar absolvido dos seus pecados, nem ritual, nem oblação, nem penitência de joelhos, ou caminhada longa, mesmo que seja o caso de uma longa peregrinação a determinado lugar.

VINDE A MIM, TODOS OS QUE ESTAIS

CANSADOS E OPRIMIDOS, E EU VOS ALIVIAREI

 (V28) As pessoas naturais deste pobre planeta, procuram alimentar as suas vidas nos prazeres que o mundo oferece, na qual muitos desses vícios são perniciosos, provocativos e tentadores para toda a imaginação do mal, alimentando os seus vícios com a desculpa que isso não faz mal a alguém. Mas, por exemplo, repare na vida de um alcoólatra ou num viciado nas drogas, que não conseguem, por si mesmo, libertar-se dessa escravidão, que em geral se começa aos poucos, mas se vai acumulando a cada dia que passa em suas vidas, ao ponto de se tornarem delinquentes veteranos.

Ele te diz, vem! Por outras palavras, deixa essa vida mundana e perniciosa e volta-te para aquele que muito te ama, e espera o teu regresso à casa do Pai Celestial. Vem e deixa o mundo e seus encantos, porque Ele tem o melhor para ti, e te enriquecerá nos lugares Celestiais. Vem e entrarás na nova cidade a Jerusalém Celestial. (Apoc. 21) Vem porque Ele te enriquecerá e te dará um lugar preparado para ti, o Senhor Jesus o disse. (João 14:1-3) Somente atende ao convite de Deus, se de facto já te sentes cansado desta vida, sem Deus, por conseguinte sem salvação, este é o momento próprio na tua vida para dares o teu coração ao Senhor Jesus. Por conseguinte, esta é a tua oportunidade e decisão de dares um passo de fé, e escolheres ao Senhor Jesus como teu único e suficiente Salvador.



< Voltar