PALAVRA DE DEUS

POR: Manuel Venade Martins (Pastor Evangélico)

E a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e amor que há em Jesus Cristo. Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores; dos quais eu sou o principal (1.ª Timóteo, 1:14-15).

INTRODUÇÃO

A Palavra de Deus (a Bíblia) é repleta de palavras figurativas na qual o ser humano poderá entender princípios divinos que Deus nos quer fazer saber, compreender e, por final, aceitá-los.

É sem duvida alguma uma maneira clara de nos fazer compreender os atos do Altíssimo, para o homem natural, que ainda não recebeu o Espírito Santo, começar a dar os primeiros passos e poder passar na porta da salvação que é estreita, e apertado o caminho, (verso: 13); há bastante dificuldade em passar por ela e seguir as pisadas do Mestre, necessita estar convicto dessa caminhada nova que tem de empreender com boa vontade.

O homem natural, sozinho, não pode executar esse plano, necessita de ajuda, necessita do Salvador, e esse Salvador é o Senhor Jesus Cristo. Pede-lhe que te aceite pela fé como filho arrependido.

COMENTÁRIO

SALVAÇÃO PELA GRAÇA

O apóstolo testificou da fé no Senhor Jesus. E por quê, n'Ele? Porque Jesus, em virtude do pecado cometido por cada um de nós, consumou um ato sem par na cruz do Calvário. Jesus expiou a nossa culpa. Portanto, o leitor não necessita de fazer expiação e sofrer qualquer castigo, uma vez que Jesus já o fez por si na cruz. Terá de aceitar isto e crer de todo o coração. Por isso a Bíblia afirma: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigénito, para que todo aquele que n'Ele crê não pereça mas tenha a vida eterna (João, 3:16).

Quem, pois, crê em Jesus, será salvo. Perguntam-me com frequência: Por que motivo teremos de crer precisamente em Jesus? Não podemos também crer noutros homens ou em outras imagens. Não bastará crer em Deus, por quê necessariamente em Jesus? Esta é de facto a questão -chave. Só mediante a fé em Jesus Cristo podemos ser salvos. Na Bíblia está escrito: E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devemos ser salvos (Atos 4:12).

Também ninguém mais poderia morrer pelos nossos pecados, além de Jesus. Apenas Ele é o filho de Deus que encarnou, isto é, tomou a forma humana, só Ele estava livre de pecado e culpa. Assim o nosso pecado só pode ser tomado por alguém que não possua nenhum pecado. Um pecador não pode morrer por outro pecador; apenas um justo pode morrer pelo pecador. E só existiu um, o filho de Deus que se tornou homem. Apenas Jesus surgiu, no fundo, sem pecado, tomando sobre si, como substituto de homem, o nosso pecado e castigo. Como se lê na Bíblia: Castigo que nos traz a paz e estava sobre Ele e pelas suas pisaduras fomos sarados (Isaías 53:54).

O castigo encontra-se agora sobre Jesus, e não mais sobre nós. Ele expiou, no Gólgota, as nossas culpas. Necessitamos apenas de abandonar os nossos pecados e crer em Jesus Cristo que derramou o seu sangue na cruz do Calvário. Portanto, já não seremos responsáveis pelo nosso pecado. Isto significa que Deus encontrou o nosso substituto perfeito. Se a culpa do leitor foi colocada sobre Jesus, resta-lhe apenas converter-se a Cristo, por outras palavras, o amado leitor necessita crer em Jesus e recebe-lo, pela fé, como seu Salvador pessoal. Se fizer assim, então será salvo, receberá a certeza da vida eterna. É possível que pergunte: Então eu nunca serei punido pelo meu pecado? Jamais serei julgado por Deus? Não, o leitor já foi julgado quando Deus julgou o seu filho Unigénito, Jesus Cristo por si.

Ao aceitar o sacrifício substituído pelo sangue de Jesus Cristo, ser-lhe-ão perdoadas todas as transgressões e você adquire a vida eterna. Ficará totalmente livre de qualquer acusação, tornando-se um filho de Deus. Porém, quem não crer, isto é, quem não aceitar este substituto, crendo n'Ele, deverá suportar o castigo e ser julgado. Por esse facto a Bíblia acrescenta: mas quem não crê já está condenando; porquanto não crê no nome do Unigénito Filho de Deus. (João 8:18).

Tudo depende da sua fé. Se você crer em Jesus, o seu substituto, então tudo está claro - Ele toma as suas transgressões. Se não crê n'Ele terá de suportar sozinho a sua culpa, não tendo qualquer esperança ou promessa, quer para esta vida, quer para a vida eterna.

Não importa quão grande possa ser o pecado do leitor. Você pergunta: Será que Jesus também me perdoará? Sim, Jesus pode perdoar-lhe. A única coisa que precisa fazer é crer em Jesus e entregar a Ele a sua vida. O Senhor Jesus convida: Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei (Mateus 11:28).

O leitor pode ir ao Senhor Jesus Cristo como é, como está, isto, claro, no sentido moral e espiritual. Pode manifestar a Cristo toda a sua aflição, confessar-lhe os seus pecados, confiar n'Ele de todo o coração, e passará a desfrutar a certeza da vida eterna.



< Voltar