PALAVRA DE DEUS

POR: Manuel Venade Martins (Pastor Evangélico)

Buscai o Senhor, enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe, o ímpio, o seu caminho e o homem maligno, os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar. (Isaías 55:6-7)

INTRODUÇÃO

Multidões de almas, na sua ignorância, têm procurado Deus onde Ele não está, conforme se lê: Pois sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens (Atos 17:24.) Multidões de pessoas, fieis às religiões inventadas pelo homem, andando às apalpadelas procurando Deus e prestando culto aos ídolos, desconhecendo que Deus, o ser Supremo e infinitamente espiritual, não podendo, por conseguinte, ser semelhante ao ouro, à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens (Atos 17: 29). No entanto, o Senhor não está longe de todos aqueles que O invocam, amam e adoram em Espírito e em verdade, pois um dos Seus atributos é a omnipresença. Por isso o salmista diz: Para onde me irei do Teu Espírito, ou para onde fugirei da Tua face? Se subir ao céu, Tu aí estás; se fizer no Sheol a minha cama, eis que Tu ali estás também (Salmos 139:7-8).

COMENTÁRIO

BUSCAR AO SENHOR JESUS

Todos os grandes dons naturais ou bens na vida têm o seu tempo próprio e limitado para serem usados. A fortuna e a prosperidade, se adquiridas no tempo de uma velhice avançada, pouco poderão valer. A educação tem um tempo próprio a ser usufruída e desfrutada com oportunidade, nas relações sociais e humanas. O casamento, ou o afeto, ou mesmo a própria saúde têm limitado período de tempo para a função e o gozo dos seus dons. As vantagens e posições sociais, celebridade, brilho, situação política, viagens, recreações, diversões e atividades espirituais, gosto artístico, prémios, competições vitoriosas, realizações e trunfos da vida, prazeres individuais ou as bênçãos da vida doméstica da família, têm um tempo próprio a ser gozado pelo homem na sua peregrinação pelo mundo.

Os privilégios se ajustam à época própria. Este princípio é verdadeiro quanto a todos os grandes dons e bênçãos oferecidos ao homem, inclusive a salvação, conforme se lê no início: Buscai ao Senhor, enquanto se pode achar, invocai-O enquanto está perto. Ó vós que tendes sede, vinde às águas, vinde comprai comei sem dinheiro e sem preço (v.6-7). Quando Noé acabou a arca, Deus lhe disse: Vinde para dentro da Arca. É o convite à salvação e à segurança constantemente renovado na Escritura Sagrada.

ALGUNS FACTOS, COMO PODE BUSCAR A DEUS

1- Pela leitura da Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus
Esta fala à alma dos homens. Examinai as Escrituras, porque julgais haver nela a vida eterna. Elas testificam de mim, disse Jesus Cristo (João 5:39).

Certo sacerdote, em sua crise espiritual, visitando Roma, saturado de emoção e espiritualidade, ao subir de joelhos a famosa Escada de Pilatos, tem um estremecimento e se convence da inutilidade de penitências, e de que a alma só pela fé se salva. Teve nesta hora a intuição de Deus assim: O justo vive da fé.

Na revolução espiritual por que passou a Inglaterra no tempo de Isabel I, grande foi a influência da Bíblia na literatura e no caráter do povo. Toda a têmpera da nação sentiu a mudança. Uma nova conceção da vida, da moral e da religião se difundiu por todas as classes. Foi uma época de aproximação do povo ao seu Deus e de fervor e avivamento espiritual. Na história da evangelização do Brasil há inúmeros exemplos de congregações e igrejas, surgidas em lugares e fazendas, onde foi deixada uma Bíblia que, sozinha, realizou espiritualmente o trabalho de Deus.

2- Também buscamos o Senhor pela oração
Invocai-me, diz o Senhor, e Eu vos livrarei. Isaías, indo ao templo a orar, achou de modo especial o Senhor numa poderosa visão inflamada e rutilante e se entregou ao serviço divino: Eis-me aqui Senhor, envia-me a mim. Entrega e Renúncia, eis uma característica certa da vida espiritual.

Por exemplo, Jacob orando, luta com o anjo de Deus e O encontra. Sua vida daí em diante não é a do suplantador, mas do homem de Deus, a partir desse momento. Quanto mais intimidade tiver com Cristo em nossas orações, tanto mais podemos resistir ao maligno e ajudar os outros. A oração é a chave fundamental da vida cristã. Muitos servos de Deus por ela venceram.

VÁRIOS EXEMPLOS DE HOMENS DE DEUS

Moisés clama a Deus e o mar se abre, aquando da saída do Egito com destino à terra da promessa (Êxodo 14: 15-21). Josué ora e Acã é descoberto; Ana ora e nasce Samuel, e tinha feito um voto de o entregar ao Senhor e assim foi. Daniel ora e são revelados mistérios; Mardoqueu ordena a Ester que ore e Amã morre na forca que prepara para Mardoqueu; Neemias ora e o coração do rei se abranda; Jonas ora e é lançado por Deus na praia (Jonas 2). Eliseu ora e o Jordão é dividido; a Igreja ora e Pedro é libertado por um anjo; Paulo e Silas oram e as portas da prisão se abrem. Há milhares de exemplos do poder da Oração.

< Voltar