PALAVRA DE DEUS

POR: Manuel Venade Martins (Pastor Evangélico)

Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar. (Isaías 55:6-7)

INTRODUÇÃO

Ainda faltava a última travessia do Jordão, para atingir a terra prometida a Abraão. Foi nesse precioso momento que Deus tinha nomeado seu sucessor a Moisés. Prestes a terminar a sua missão chamou a Josué e falou-lhe diante de todo o povo assim: Esforça-te e anima-te, porque com este povo entrarás na terra, que o Senhor jurou a teus pais lhe dar; e tu a farás herdá-la (Deuteronómio 31:7)

Coisa que Deus promete ao homem, se esse mesmo homem crer de todo o seu coração e não duvidar, receberá tudo da parte do nosso Deus. Agora a dificuldade está no homem tomar a sua decisão, perante tal convite do Altíssimo. O povo de Israel estava numa situação e provação como nunca, para alcançar a terra que mana leite e mel.

Para isso acontecer Deus escolheu e nomeou a Josué homem de fé e corajoso, para completar a última etapa da jornada. É destes que Deus está buscando para o seu exército trabalhar na sua vinha, que está implementada no Campo (Mundo). Amigo, queres alistar-te? Há lugar para ti! (Algumas coisas te são necessárias):
1.º - Arrependimento; 2.º - Terás de tomar uma decisão; 3.º - Conversão a Cristo (não é propriamente mudar de religião) mas outrossim, mudar de atitude, mudar teu coração. São estes três factos muito importantes, que marcarão a tua decisão. Que Deus te ajude e abençoe.

COMENTÁRIO

O CONVITE DE DEUS À SALVAÇÃO

Deus não cessa de convidar o homem ao arrependimento! Disto, as Escrituras nos dão largo testemunho, como podemos verificar pela leitura seguinte: Ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, eles se tornarão como a branca lá. É Ele quem perdoa todas as tuas iniquidades. Sabei que o Senhor é Deus; foi Ele, e não nós, que nos fez povo seu e ovelhas do seu pasto. (Salmos 100:3)

Deus chama por todos, pobres e ricos, sábios e ignorantes, poderosos e fracos, velhos e novos, sem distinção de cor, fação política ou religiosa. A condição imposta é: Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor.

O preço que temos a pagar, é apenas reconhecer a Jesus Cristo, como Salvador e Senhor de nossas vidas, a quem devemos obedecer como servos fiéis, sempre prontos. Não podemos nos envergonhar nunca de confessar o Seu Nome diante dos homens, Jesus foi bem claro, quando disto nos advertiu. Qualquer que me confessar diante dos homens, Eu o confessarei diante de meu Pai que está nos Céus. Mas qualquer que me negar diante dos homens, Eu o negarei também diante de meu Pai que está nos Céus. (Mateus 10:33)

Se o leitor já e crente, não pode ficar num estado de inatividade, a sua chamada é bem distinta, a sua missão, agora, é buscar de Deus a Sua graça e poder, para de alguma maneira, ajudar os perdidos a encontrar JESUS O SALVADOR, a quem devemos obedecer como servos, sempre prontos e fiéis.

Se, porém, não tem ainda a certeza da salvação, eis aqui AGORA o dia da salvação. Analisando a história da sua vida, observando a qualidade das suas obras, poderá julgar-se ser uma pessoa excelente, e que, por conseguinte, não tem nada de que recear. Quando chegar o seu dia estará pensando, certamente que Deus me concederá um bom lugar; pois que tenho sido uma pessoa importante e muito generosa. Repare que, se assim fosse, iria entrar no Céu pelos seus próprios méritos; passaria a eternidade a dizer, eu estou aqui porque fiz esta ou aquela obra, dei esta ou aquela esmola, ajudei este ou aquele necessitado. Já notou que desta maneira, passaria a eternidade a dar glória a si, unicamente, e não a Deus?

Não se esqueça, os que hão de herdar a vida eterna, passarão a eternidade alegrando-se na glória do seu CRIADOR; e não na glória desta ou daquela pessoa. A salvação é, pois pela graça de Deus, para que ninguém se glorie, conforme se lê. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais DEUS preparou para que andássemos nelas. (Efésios 2:8-10)

É NECESSÁRIO ARREPENDER-SE

Como nos dizem as Escrituras todos pecaram e destituídos estão na glória de Deus. Logo ninguém ficou excluído da lei do pecado. Portanto, você também necessita de arrependimento. Porque o salário do pecado é a morte, isto é condenação, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.

Arrependimento não significa nem obriga a mudar de religião. Ainda que muitas pessoas julguem que arrependimento é tornar-se religioso. À luz da Palavra de Deus, arrependimento significa mudar de parecer; mudar de atitude; sentir contrição, pesar, angustia, temor pelos atos que tem praticado contra o próximo e contra Deus.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigénito, para que todo aquele que n'Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16)

Em face de afirmações tão solenes, feitas nas Escrituras, creio que este é o momento de profunda meditação da sua parte, deve entrar em profundo reconhecimento, na sua própria consciência, e perguntar a si mesmo: como escaparei, se não atentar para uma tão grande salvação? Depois de ler este nosso comentário, o leitor não fique indeciso, mas pode-nos escrever via e-mail ou uma simples carta. Não importa se vive em Portugal ou no estrangeiro. Cá continuaremos esperando suas notícias, que serão bem-vindas.



< Voltar