PALAVRA DE DEUS

POR: Manuel Venade Martins (Pastor Evangélico)

Eu sou o pão da vida. Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram. Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra. Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo. (João 6:48-51)

INTRODUÇÃO

O Senhor Jesus diz assim: Eu Sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e Eu nele, esse dá muito fruto, porque sem mim nada pode fazer. (João 15:5) O Senhor fala ao seu povo com palavras figuradas, usando como figura a videira, e nós as varas, é uma expressão simples, para nós compreendermos e entendermos os propósitos de Deus.

Para que a partir do momento que lemos o livro sagrado, devemos saber de imediato que não podemos continuar a viver fora dos caminhos de Deus. Se teimarmos nesse sentido, não nos sujeitar a Deus, o Senhor não nos obriga, mas com certeza vamos sofrer as consequências, se determinamos viver separados do Criador e Senhor, pois nos ama muito, dando a sua vida por nós naquela cruz do Calvário.

COMENTÁRIO
EU SOU O PÃO DO CÉU

Jesus diz que o pão da vida não é o pão que enche o estômago, mas o espírito do homem, e é a partir do espírito que todo o restante vem por acréscimo. Jesus censura aqueles que estão na disposição de se esgotarem totalmente em busca do pão físico ignorando as suas necessidades eternas e espirituais. Não é que o Senhor Jesus não se preocupe com as necessidades físicas da humanidade, mas é a prioridade que está invertida quando o homem apenas concentra o seu interesse no corpo, e na vida material apenas.

O homem também é espírito, e é pelo espírito que deve começar. Jesus veio como nosso alimento; quem se alimenta de Jesus viverá para sempre, porque Jesus é a vida, é o nosso alimento. Perguntamos, como é que nós nos alimentamos de Jesus?

Crendo em tudo o que Ele veio fazer quando tomou um corpo como o nosso e se fez homem. Jesus levou no seu corpo, sobre a cruz, os nossos pecados e as nossas enfermidades. Jesus trouxe-nos o perdão de Deus substituindo-nos ao sofrer a condenação que era nossa, por conseguinte nos alimentamos de Jesus como pão da vida quando recebemos d'Ele a vida eterna, pelo perdão dos nossos pecados e pela transformação do nossa vida, quando passamos a viver como Ele manda, quando vivemos a partir do poder que o seu Espírito nos confere, vejamos o que Ele nos diz: Eu sou o Bom pastor, o bom Pastor que dá a sua vida pelas ovelhas. (João 10:11)

O pastor olha pelas ovelhas, cuida das ovelhas, dá o melhor às ovelhas, protege as ovelhas, defende as ovelhas, procura a ovelha perdida e, paciente com a ovelha, vai ao ritmo que a ovelha pode acompanhar, busca o melhor alimento para as ovelhas, pega ao colo as ovelhas mais novas, conduz com mansidão a ovelha mais preguiçosa e descuidada, dá atenção a cada uma delas, conhece as ovelhas, elas ouvem e conhecem a sua voz, confiam nele.

O que mais se poderia dizer de um pastor! E Jesus é o nosso excelso bom pastor, não um mercenário, que apenas trabalha pelo dinheiro, mas deu a vida por nós!

É do Senhor Jesus que cada indivíduo necessita conhecer, cada homem e cada mulher, sejam novos ou velhos, sejam cultos ou analfabetos, sábios ou ignorantes. Cada pessoa precisa de um pastor, Jesus é esse Bom Pastor! Porque só em Jesus temos vida e segurança de eternidade em eternidade. Cada um de nós precisa aprender a receber de Jesus a vida que nos mantêm viçosos, alimentando-nos da sua Palavra a cada momento.

O que é preciso fazer? É estar ligado a Jesus e à sua Palavra. Trata-se de uma conjuntura pessoal em que a vida de Cristo nos é comunicada porque seguimos, andamos, obedecemos, vivemos dirigidos pelo Espírito Santo.

Não se trata apenas de uma visita dominical na Igreja, é muito mais que isso, é uma ligação intima com Jesus, ligados através do Espírito Santo ao Senhor Jesus, recebendo de Jesus a vida e vida com abundância e capacidade, para enfrentar a carreira proposta.

A vida cristã começa por ser antes de tudo um relacionamento pessoal com o Senhor Jesus, para isso, é preciso tirar tempo, ordenando as prioridades e disciplinando o que para nós é mais importante.

Recebemos alimento e poder espiritual de Jesus, quando Jesus é o Senhor da nossa vida, quando o Espírito Santo habita em nós, e quando temos o coração cheio da sua Palavra, a mente renovada pela mesma, e o nosso corpo sujeito e servindo a Deus. Que o eterno e poderoso Deus te possa abençoar em teus caminhos.



< Voltar