PALAVRA DE DEUS

POR: Manuel Venade Martins (Pastor Evangélico)

E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus: porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele. Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. (João 3:1-3)

INTRODUÇÃO

Contam-nos as Sagradas Escrituras, que Jesus foi visitar uma cidade chamada Sicar, localizada em Samaria, e na hora escaldante do dia se assentou ao lado da fonte de Jacó. No entanto, chegou uma mulher de Samaria, não se sabe o nome de tal pessoa, mas este encontro histórico levou muitos Samaritanos a se encontrarem com Jesus, e por conseguinte a serem salvos. Ela foi o instrumento que Deus usou a revolucionar o coração daquele povo.

Como eles (Samaritanos) eram um povo simples e humilde cederam ao chamado de Deus com facilidade, e se converteram a Cristo de coração.

O amado leitor que está a ler e a meditar neste artigo, que envolve esta narrativa e é respeitante a um dos maiores milagres que o homem necessita, que é a salvação. Pensa e medita nas palavras que se seguem, e na maneira como os de Samaria procederam, de igual modo procura também proceder, e o Todo-poderoso não só te abençoará como também te salvará.

COMENTÁRIO


COMO SER SALVO

Jesus disse a Nicodemos, príncipe dos Judeus, aquele que não nascer de novo não pode ver o reino de Deus. Nicodemos perguntou: como pode um homem nascer sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no ventre da sua mãe, e nascer? A sua questão foi respondida: Aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. Sem o novo nascimento, o homem não pode ver o reino de Deus. Salvação é o maior milagre que pode acontecer, no mundo. Se uma pessoa é salva, o de mais não é tão importante. Nicodemos foi de noite ter com Jesus, por quê de noite? Seria porque Nicodemos tinha vergonha de ser visto com Jesus? Ele falou com Cristo secretamente sendo encoberto pela escuridão, todos os homens sem Jesus estão na escuridão das trevas, infelizmente.

Aqui está a prova de que este príncipe dos Judeus tinha falta de discernimento espiritual: Ora o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entende-las porque elas se discernem espiritualmente. (1° Cor. 2:14)

Para termos discernimento espiritual temos de nascer de novo, que envolve a Palavra de Deus e o Espírito Santo. Sem o novo nascimento o homem cego é incapaz de ver as coisas de Deus.

Jesus viu o problema do coração de Nicodemos, Ele sabia que ele era um príncipe dos Judeus; Ele tinha conhecimento de que Nicodemos sabia bem as leis do Velho Testamento, mas mesmo assim, o seu coração não estava bem com Deus. Jesus disse: Necessário vos é nascer de novo.

FALEMOS DO CORAÇÃO DO PECADOR

Sem Cristo o nosso coração (alma) está sujo, conforme se lê: Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto. (Salmo 51:10) O homem nasce com um coração, mentiroso e pecador, conforme diz o profeta do Senhor.

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso: quem o conhecerá? (Jeremias 17:9) Hoje em dia os homens estão a virar as costas a Deus. A Bíblia avisa-nos que nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demónios. (1ª Timóteo 4:11). Isto está a acontecer por todo o mundo, sem Jesus Cristo como nosso Salvador o nosso coração torna-se pecaminoso e perverso, precisamos de um novo coração. Temos de nascer de novo, vai ter de haver um momento na tua vida em que tu vais ver-te como um pecador perdido. Porque todos pecaram, e destituídos estão da glória de Deus. (Romanos 3:23)

A Bíblia diz-nos que precisamos duma nova natureza. Assim que, se alguém está em Cristo, é nova criação; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo
(2.ª Coríntios 5:17) Antes de eu ser salvo tentava fazer o que era certo, mas na minha velha natureza não podia fazer o que era certo.

QUEM VAI PARA O CÉU?

Suponham que eu saio para a rua neste momento e começo a perguntar às pessoas, quem vai para o céu? Alguns vão dizer que são as pessoas que leem a Bíblia e oram. Outros dirão que são apenas aqueles que são bons. Outros poderão ainda dizer que serão os homens que frequentam a igreja fielmente ou os que foram batizados. Certamente já ouviram algumas pessoas dizerem que se alguém sofrer muito aqui na terra irá para o céu após a morte. Mas Jesus disse: Na verdade, na verdade, te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o reino de Deus. É necessário nascer de novo para ir para o céu. Se tu aceitares a Cristo como teu Salvador pessoal, terás um lugar no céu.

Já nasceste de novo? Só podes estar no caminho do céu ou a caminho do hades (inferno). Não há nenhum sítio intermédio onde possas ficar.



< Voltar