PALAVRA DE DEUS

POR: Manuel Venade Martins (Pastor Evangélico)

E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais, que tu fazes, se Deus não for com ele. Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade, te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o reino de Deus. (João 3:1-3)

INTRODUÇÃO

No livro do Pregador lê-se: Há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; (Eclesiastes 3:2) o nosso excelso Deus, Criador de todas as coisas visíveis e invisíveis dos nossos olhares, teve o cuidado na obra da criação, para que principalmente o ser humano, dotado com todo o conhecimento, que já vai começando desde o nascimento para a vida, pode não ser um embaraço faltando o tempo para tomar conhecimento de Deus, e haver uma escusa dizendo, não tenho tempo para dar à luz mais filhos.

O que está a acontecer é que as pessoas evitam ter mais filhos, alegando isso e também alegam as condições financeiras. Mas está errado contrariando o plano estabelecido por Deus, da multiplicação, e uma nação assim, pára de ter progresso. Exemplos: as escolas estão vazias, as casas desabitadas, não há mão-de-obra, porque lhe falta o braço humano.

A Palavra de Deus diz: Sou pobre e necessitado; mas o Senhor cuida de mim. (Salmo 40:17) Com toda a certeza se tu és uma pessoa temente a Deus, Ele vai cuidar de ti, para que nada te falte.

COMENTÁRIO

COMO NASCER DE NOVO

Esta foi a resposta de Jesus a Nicodemos. É pena que tantos que conhecem o Evangelho não o declarem nem o sigam por amor a Deus e à sua Palavra. Jesus disse declaradamente a Nicodemos, príncipe dos judeus, homem muito respeitado, que ele precisava de nascer de novo.

Muitos temem serem acusados de desviados, de deixar a Velha tradição religiosa, amigos e até familiares por amor ao Senhor Jesus e sua Palavra.

Por isso diz, se faz violência ao reino dos céus e pela força se apoderam dele. (Mateus 11:12) Porque logo que algum amigo note a mudança operada, trata de desiludir e convencer o recém-nascido de novo, a não seguir essa caminhada, e não poucos desistem, preferem fazer a vontade a Satanás do que se submeterem ao Espírito Santo de Deus.

Esta é a situação, mas Nicodemos, conhecendo os milagres de Jesus e a Palavra de Deus, concluiu que Ele era um profeta enviado de Deus, e visitou-o, provavelmente para o interrogar sobre o Reino de Deus, o qual todo o judeu piedoso estava aguardando. Jesus declarou-lhe como ele podia entrar neste reino através do novo nascimento, e não, como a maioria do povo pensa e a maioria das religiões ensinam, pelas boas obras e por, guardarem a Lei.

O reino do Senhor Jesus é espiritual, e não como os reinos do mundo, que procuram fama, as suas virtudes morais, o zelo pela religião dos teus pais. Mas isso não prepara para te apresentares perante Deus. O salteador que se arrependeu na cruz e foi para o céu com o Senhor não tinha nada disso, mas foi salvo pela fé, isto é, pelo novo nascimento. Esta doutrina, ainda que parecesse estranha ao homem natural, não podia ser totalmente desconhecida a um príncipe dos judeus. Deus prometera aos Israelitas, pelos profetas.

Mas Nicodemos devia ter pensado, mas será que estou a viver nos dias do Messias? Por isso quis um encontro com o Senhor. E Jesus foi logo direto, como uma espada ao coração. Na verdade te digo que, aquele que não nascer de novo, não poderá ver o reino de Deus. Ah, Nicodemos e tu, meu amigo, a tua fama, tua excelente moral e zelo pela religião dos teus pais, e a exatidão com que realizas os teus deveres, não te prepararão para a presença de Deus. Amigo, a bíblia nos ensina que em Adão perdemos a vida espiritual e divina. Não podemos recuperar esta vida espiritual a não ser pelo novo nascimento, sem este nascimento novo e espiritual ser-te-á impossível ver a Deus. Esta doutrina não podia ser totalmente desconhecida a um homem de Deus, porque estes podiam encontrar as promessas no Velho Testamento.

Nicodemos, apesar de todo a sua religião, zelo, sinceridade e instrução não se encontrava ainda regenerado. Ele, à semelhança de muitos outros bons religiosos, precisa de nascer de novo. Isto e, precisam de se arrepender dos seus pecados e de crerem que Jesus morreu por eles e que lhes oferece a salvação de graça. Já nasceste de novo? Se não fá-lo agora. Diz a Deus que queres nascer de novo. Que assim seja. Diz em Romanos, 10:9, a saber, se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás alvo. Se você crê em Jesus, no coração, também precisa de o confessar, com a boca, como Senhor e Salvador Pessoal, Seu Salvador porque o salvou; seu Senhor, porque passa a governar a sua vida.

SE ACEITA A JESUS REPITA ESTAS PALAVRAS. Ó Deus, eu venho a ti no nome de Jesus. A tua palavra diz: o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora. (João 6:37) Ó Deus, eu creio no meu coração que Jesus é o Senhor que morreu por mim na cruz, para me salvar, eu entrego agora a minha vida a Jesus. Senhor Jesus, tu és o Senhor de toda a minha vida, lava-me de todos os meus pecados e ajuda-me a viver pela tua palavra. Amem.



< Voltar