PALAVRA DE DEUS

POR: Manuel Venade Martins (Pastor Evangélico)

Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama. E disse-lhe a ela: Os teus pecados te são perdoados. E os que estavam à mesa começaram a ,dizer entre si: Quem é este, que até perdoa pecados? E disse á mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz. (Lucas 7:48-50)

INTRODUÇÃO

Está escrito na Palavra de Deus, no Evangelho de João, assim: Se pois o filho de Deus vos libertar, verdadeiramente sereis livres. (João 8:36) Muita gente mesmo se dói, no que se passa, com certa juventude, no envolvimento frequente das drogas, que já se vai tornando difícil deixar esse mal hábito. As pessoas olham para esses delinquentes e se escandalizam, com os seus atos; mas essas mesmas pessoas, não se examinam a si mesmo, a que forma de vida também estão vivendo! Algumas tomando exagerado álcool, que depois de ser ingerido, fora do normal, podem-se transformar em alcoólatras, não se apercebem que estão em idêntica situação.

Todas as pessoas envolvidas nestes casos e outros similares, devem ser mais cautelosos e prudentes. Vamos deixar de olhar, para essas pessoas e fazer a nós mesmo, um exame retrospetivo às nossas vidas e não, por tanto, aos olhos nos outros. Como Deus é misericordioso, nos ajude a todos nós, e assim nos irá libertar da prisão dos vícios, em que por sinal estejamos envolvidos, e verdadeiramente seremos livres, amém.

COMENTÁRIO
CRISTO LIBERTA O HOMEM

É o pecado que torna os homens infelizes; é o pecado que os torna criminosos; é o pecado que os lança na lama dos vícios; é o pecado que os invade com o sentimento de culpa; é o pecado que os torna angustiados e aflitos; é o pecado que os leva, muitas vezes, ao suicídio, depois de roubar-lhes toda a esperança. Quero-vos falar de alguns factos importantes, para si leitor.

1º JESUS LIBERTA DO PECADO

Quando uma pessoa reconhece os seus pecados e se volta para Jesus arrependida, os seus pecados são perdoados. Bastam a sinceridade da oração de arrependimento, e a fé no amor de Jesus Cristo, para que o perdão seja concedido. Há nos Evangelhos um episódio tocante; uma mulher, pecadora, conhecida na cidade, foi ao encontro de Jesus, banhada em lágrimas. As pessoas que estavam próximas aborreceram-se com a presença da mulher. Mas Jesus disse-lhe: "Os teus pecados te são perdoados. A tua fé te salvou. Vai-te em paz. Quando Jesus estava na cruz do Calvário, um ladrão, também crucificado numa cruz ao lado, depois de reconhecer os seus crimes voltou-se, com fé, para Jesus e disse-lhe: Senhor, lembra-te de mim quando entrares no teu reino: A resposta de Jesus foi a resposta do perdão: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso. (S. Lucas 23:42-43)

Aquele ladrão não pode praticar nenhuma obra boa para obter o seu perdão; mas arrependeu-se e teve fé, .Jesus perdoou-o. A mulher pecadora reiniciou a sua vida e podemos crer que daí por diante viveu uma vida virtuosa, depois que Jesus a perdoou. Quando o homem se sente libertado do pecado, sente-se feliz, é como se um peso terrível fosse retirado dos seus ombros, agora ele pode respirar aliviado, a sua consciência está tranquila.

2º JESUS TRANSFORMA A VIDA

É cada vez maior o numero de pessoas que estão cansadas da vida. Nesta já não encontram qualquer encanto. Os sofrimentos, os fracassos, as deceções levaram-nas a essa atitude de permanente pessimismo. Mas quando encontram Jesus tudo se transforma, porque Jesus muda os sentimentos do homem, os sentimentos gerados pelo pecado, e os substitui pelos nobres sentimentos do Evangelho. Certa vez, quando Jesus andava pelo mundo, foi procurado ansiosamente por um homem chamado Zaqueu, que cobrava impostos para servir Roma e nessa cobrança ia alem do que era devido. Após o encontro com Jesus, Zaqueu transformado declarou: "Vou dar aos pobres metade dos meus bens e se em alguma coisa roubei a outros vou restitui-lo quadruplicadamente. Assim procede o homem transformado por Jesus: um desonesto transformou-se num homem preocupado com o bem-estar dos seus semelhantes. Só Jesus tem o poder de realizar essas transformações, de mudar pecadores em homens de bem. E só mediante essa transformação é que muitas pessoas poderão reencontrar o gosto pela vida.

3.º JESUS DÁ A CERTEZA DA VIDA ETERNA

Uma das maiores preocupações do homem sobre a face da terra está na sua sobrevivência após a morte. Em geral o homem não se conforma, com a ideia de que a morte é o fim de tudo. A Palavra de Deus informa-nos que há uma outra vida alem desta, que a nossa alma é imortal e perdura para todo o sempre. Quem nos diz isso é Jesus, quando afirma: Na casa de meu Pai há muitas moradas; vou preparar-vos lugar (S. João 14:2). Diz-nos o Evangelho que Jesus veio ao mundo justamente para que os homens possam ter essa vida eterna: Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único filho para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna. (João 3:16)

4.º JESUS É A ÚNICA ESPERANÇA

Jesus é pois a única esperança para os que sofrem, sob o peso dos seus pecados, para os que gostariam de viver uma vida nova, á esperança para depois desta vida, mas notem bem, é a ÚNICA ESPERANÇA. Ninguém mais tem poder para libertar o homem. Só Jesus, que veio ao mundo dar a sua vida em resgate de todos aqueles que nele crerem e confiarem. Ele foi o único a realizar esse sacrifício de valor eterno, por meio do qual os homens podem reconciliar-se com Deus. É engano confiar em qualquer outra coisa ou pessoa. É Jesus somente quem salva.



< Voltar