PALAVRA DE DEUS

POR: Manuel Venade Martins (Pastor Evangélico)

Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos sãos os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem (Mateus 7:13-14).

INTRODUÇÃO

A Palavra de Deus (a Bíblia) é repleta de palavras figurativas na qual o ser humano poderá entender princípios divinos que Deus nos quer fazer saber, compreender e, por final, aceitá-los.

É, sem dúvida alguma, uma maneira clara de nos fazer compreender os atos do Altíssimo, para o homem natural, que ainda não recebeu o Espírito Santo, começar a dar os primeiros passos e poder passar na porta da salvação que é estreita e apertado o caminho (Verso 13). Há bastante dificuldade em passar por ela e seguir as pisadas do Mestre. Necessita estar convicto dessa caminhada nova que tem de empreender com boa vontade.

O homem natural, sozinho, não pode executar esse plano, necessita de ajuda, necessita do Salvador, e esse Salvador é o Senhor Jesus Cristo. Pede-lhe que te aceite pela fé como filho arrependido.

COMENTÁRIO
A PORTA DA SALVAÇÃO

Vemos aqui dois caminhos, um da perdição e outro da salvação. O primeiro, o que conduz à perdição, é largo e espaçoso; neste caminho há diversões, orgulho, vaidade e tudo o que é pecado, e no fim está o inferno. Mas graças a Deus que há um outro caminho. Este conduz à vida eterna e ao Céu. O texto com que principiamos diz que a entrada para a vida é uma porta estreita e que são poucos os que acertam com ela. Ora se a porta é estreita e o caminho apertado então não podemos levar o fardo de pecados que, por natureza, todos nós carregamos. Jesus disse mais tarde: E outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus. Os seus discípulos, ouvindo isto, admiraram-se muito dizendo: Quem poderá, pois, salvar-se? E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível (Mateus 19:24-26). De facto, o homem não pode salvar-se por si mesmo. A salvação só é possível por Deus. É Ele quem nos dá esta bênção.

Então a porta é estreita e o caminho é apertado, mas Jesus é esta porta e este caminho. Entra, amigo, por esta porta que é Jesus. Arrepende-te dos teus pecados; confessa-os a Ele, e com fé aceita Jesus como teu Salvador. Certa vez, durante uma conversa com um escriba, Jesus disse-lhe: Não estás longe do reino de Deus (Marcos 12:34). Mas lembrai-vos que Jesus era divino e conhecia perfeitamente os corações. Há muitos que vivem religiosamente e muitos outros que conhecem a Bíblia, e esses estão perto do reino de Deus. Jesus era e é, o reino de Deus e o escriba estava perto dele. Mas o facto é que Jesus estava ali para salvar aquele homem. Outra vez Ele falou com um fariseu chamado Nicodemos, um príncipe dos judeus, um grande homem na religião e na política. Jesus disse-lhe: Necessário te é nascer de novo (João 3:7). Pensamos que ele entrou no reino de Deus, eu creio que sim. Nicodemos encontrou o caminho, ele estava perto do caminho, na qual é o Senhor Jesus, noutras palavras podemos dizer que a porta estava aberta perante ele. No entanto, ele tinha de aproveitar a oportunidade, ajuntou-se à grande multidão dos que chegam mesmo à porta do reino, mas têm que se decidirem para serem salvos, caso contrário se perderão eternamente. Não basta estarem quase em casa; pouco faltava para lá chegarem, mas não chegaram. Há algumas pessoas que chegam mesmo à porta do reino de Deus, e estão quase persuadidas a seguir o caminho apertado ou a porta estreita.

Caro leitor, já está no caminho estreito da salvação ou ainda permaneces no caminho largo (perdição)? Meu amigo não seja um desses, quase a fazer-se crente mas perdido ainda. Se ainda não podes dizer que passaste deste para aquele caminho, então o aconselho a faze-lo hoje. Ou não sabes ainda o que deves fazer para entrar nesse caminho? É bem fácil conhece-Lo. Jesus explica-o desta maneira: Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará e sairá, e achará pastagens (João 10:9).

Com todo o meu coração eu te peço, caro leitor, que aceites Jesus agora como teu salvador pessoal. Que Deus te possa abençoar.



< Voltar