PALAVRA DE DEUS

POR: Manuel Venade Martins (Pastor Evangélico)

Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo não pode ver o reino de Deus: Perguntou-lhe Nicodemos, como pode um homem nascer, sendo velho? Pode porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez? Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: Quem não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo. O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito. Então lhe perguntou Nicodemos corno pode suceder isto? (João 3:3-9)

INTRODUÇÃO

A porta de entrada para se obter a salvação começa, em primeiro lugar, pelo arrependimento. Foi o que o Senhor Jesus disse: Se vos não arrependerdes, todos de igual modo perecereis (Lucas 13:3). O arrependimento é um ato de compungimento no coração, necessário a toda a criatura que deseja se salvar. É obra do Espírito Santo na vida de toda a criatura humana, debaixo do Céu. Pecado é sempre pecado, não como certos eruditos o afirmam dizendo que é enfermidade. Transtornam a prática sodomita, a maior e vexante iniquidade, que certa humanidade pratica, colocando sobre esses uma capa enganadora e espiritualmente doentia, para assim poderem tapar os olhos à humanidade perdida e ignorante dos padrões Sagrados.

Não deixe que o inimigo entre em seu coração, desviando-a de confiar em Deus e em sua Palavra. Que Deus a abençoe, guarde e proteja.

COMENTÁRIO
COMO PODEREI SALVAR-ME?

J

Nicodemos cria, até este momento, que Jesus era um homem de Deus, nomeadamente uni proveta, em quem Deus estava operando milagres: mas não cria que Jesus visse o próprio Deus. Os profetas de Deus eram homens através dos quais Deus operava milagres. No entanto, durante 400 anos não tinha havido em Israel nenhum profeta, nenhum homem de Deus.

Jesus conhecia o coração e a mente de Nicodemos, e não só de Nicodemos mas de todo o povo, e Jesus provou Nicodemos confrontando-o com uma grande verdade: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o reino de Deus. Verso 1, e no verso 11. Ele acrescenta: Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos, e não aceitais o nosso testemunho. Nicodemos tinha falado no plural com Jesus, quando disse: bem sabe e agora Jesus diz-lhe também nós sabemos, Jesus está a referir-se a Ele e ao Pai. Nicodemos era como o povo creu apenas no que haviam visto, mas não no que Jesus disse.

Pela graça de Deus nós os salvos, mesmo não tendo presenciado os milagres que Jesus fez, e que o Espírito Santo fez depois da ressurreição de Jesus, e também depois do Pentecostes, cremos na Sua Palavra. A Bíblia não diz que as pessoas vêm a Jesus pelo que veem, mas sim pelo que ouvem. De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus (Romanos 10:17). Não nos devemos esquecer que a salvação vem pelo ouvir e não por vemos milagres. Muitas pessoas, infelizmente, não compreendem assim. A Bíblia diz que a palavra da Cruz é loucura para os que perecem, mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.

Não podemos ir na direção da tolerância, da paciência e do compromisso com os que são desobedientes a Deus e à Sua Palavra. Vemos esta verdade na Palavra de Deus, por meio do profeta Samuel quando disse ao rei Saul: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à Palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar e o atender melhor do que a gordura dos carneiros (1ª Samuel 15:22). Saul disse que tinha executado a Palavra do Senhor, mas não o fez. Deus tinha ordenado que ele destruísse tudo, e ele guardou as melhores ovelhas e vacas, ele mentiu, apesar de se ter desculpado que tinha guardado o melhor para oferecer ao Senhor. Saul pecou porque não guardou a Palavra de Deus, não obedeceu. E naquele momento Samuel declarou a Saul que, assim como ele havia rejeitado a Palavra de Deus, Deus o tinha rejeitado a ele.

Os que têm a luz de Deus têm de viver conforme a sua Palavra, hoje temos a Palavra de Deus para nos orientar, mas muitas pessoas querem usar sistemas novos que são contra a Palavra do Senhor. Naturalmente queremos ver almas salvas, mas tem de ser como Deus manda, pela pregação da cruz do calvário.

Não é do agrado de Deus, que pequemos desobedecendo à sua Palavra, para tentarmos levar almas a Deus por métodos ou dogmas religiosos, ainda que no entanto haja a aparência de boa vontade. Não precisamos de nos comprometer com o mundo para ganharmos almas para Cristo. Que Deus nos ajude a testemunhar de Jesus e da sua Palavra. Façamos o que estiver ao nosso alcance, contando que seja na direção do Espírito Santo, para ganhar almas para Deus.



< Voltar