PALAVRA DE DEUS

POR: Manuel Venade Martins (Pastor Evangélico)

Quando Jesus chegou àquele lugar olhando para cima disse-lhe: Zaqueu desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa. Ele desceu a toda a pressa e o recebeu com alegria. Todos os que viram isto murmuravam, dizendo que ele se hospedara com homem pecador. E, levantando-se  Zaqueu disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos bens; e se nalguma coisa tenha defraudado alguém, restituo quatro vezes mais. E  disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação  a  esta casa, pois que também este é filho de Abraão. Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia  perdido (Lucas 19:5-10).

INTRODUÇÃO

Para nossa advertência está escrito, conforme se pode ler: Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor (Rom.12:11). O amado leitor já descobriu na sua maneira de viver o pormenor e desvio de sua vida espiritual? Como ela se encaminha para a obra de Deus? Há sim interesse em conhecer o Senhor Jesus, seu amor e sua misericórdia? Todas estas perguntas lhe faço, pelo facto que tenho de dar contas ao Altíssimo Deus, de como executei a minha mordomia, obedecendo à voz do Senhor nosso Deus. O  apóstolo Paulo escreveu aos cristãos romanos, que deixassem a lentidão, com que vagarosamente faziam as coisas, mas fossem fervorosos. Quais são essas coisas? Vejamos:

1º A PALAVRA DE DEUS (Bíblia): Todos os dias ler uma porção, de preferência começar pelo Novo Testamento.

2º ORAR: Começar a tirar tempo para fazer as suas orações, em sua própria vida doméstica.  

3º IGREJA LOCAL: Procurar uma casa de oração com rapidez. Assistir aos serviços de devoção (cultos) com todo o interesse em ouvir a Palavra de  Deus. Porque só se ganha a fé verdadeira quando ouvimos, de bom grado, a sua mensagem.

4º ENTREGA TUA VIDA AO SENHOR: Arrependendo-se e convertendo-se a Cristo, para que seus pecados sejam apagados (absolvidos). Que Deus te possa ajudar nessa luta e corrida que terás de travar contra o inimigo, para seres um dos vencedores também.

COMENTÁRIO

ESTÁS CORRENDO PARA JESUS?

Prezado leitor, neste texto bíblico vemos um homem que alcançou aquilo que tanto ansiava, ou seja um encontro real com Jesus. Apesar de Zaqueu ser um indivíduo rico e ocupar posição de algum relevo na sociedade, anelava conhecer de perto o Senhor Jesus Cristo. Ele possui amigos, família, dinheiro e posição social. Mas na sua alma sentia grande desejo de ver Jesus, certamente já ouvira falar acerca dos feitos de Jesus de modo que procurava a oportunidade de vê-lo.

Está escrito na bíblia que quando Jesus passou por Jericó, Zaqueu correu em direção a um Sicó moro, subiu à árvore, a fim de poder contemplar o divino Mestre. Quero frisar os passos dados por Zaqueu, para chegar até junto de Cristo, os quais ainda hoje são indispensáveis a qualquer pessoa que deseje ter um encontro real com o Salvador; alguns factos:

 a) Desejo de conhecer Jesus. Na Escritura Sagrada lemos: E procurava ver quem era Jesus, essa atitude fala do desejo em conhecer alguém que está vivo, que é real e que tem todo o poder, nos Céus e na Terra, para nos ajudar. Hoje vemos multidões com fome espiritual, mas infelizmente as pessoas buscam saciar-se no lugar errado, ou seja no ocultismo, no espiritismo, no álcool,  nas drogas. Essas e outras coisas, porém, conduzem ao vazio espiritual; é importante realçar que Zaqueu, o chefe dos Publicanos procurou dirigir seus passos para Jesus Cristo, o Salvador do mundo.

b) Vencendo os seus obstáculos. Relata a Bíblia que Zaqueu não conseguia ver Jesus devido à sua pequena estatura, embora o seu desejo fosse grande, os obstáculos eram maiores. Em relação a nós, em pretendermos imitar Zaqueu, depararemos também com numerosas dificuldades, como que a dizer-nos ser impossível. Para o chefe dos Publicanos o obstáculo estava na sua pequenez física ante a multidão; o desejo de ver Jesus, todavia, era maior do que as suas dificuldades físicas. E por muitas vezes Deus não tem em conta as nossas limitações, mas olha a nossa fé, se realmente existe dentro de nosso coração.

c) Correr adiante: Imagine o leitor se Zaqueu não houvesse corrido adiante! Não veria certamente Jesus, e a sua vida permaneceria na mesma, apesar de Zaqueu ter praticamente tudo o que contribui para ser-se feliz, ele necessitava ainda de alguém, e esse alguém era Jesus Cristo e, de facto, sem Jesus nada somos, o Senhor Jesus Cristo faz a diference! Amigo leitor, não fique preso às coisas que não o ajudam! Dê um passo em frente e corra para Aquele que morreu na cruz do Calvário a fim de nos salvar.

d) Aceitar o convite de Jesus: Zaqueu ficou surpreendido ao notar que o Salvador o convidou a descer da figueira. Tal convite não veio da multidão, mas do próprio filho de Deus que atualmente  não para de te convidar e continua a chamar as pessoas para a salvação. O Salvador disse: desce depressa porque hoje me convém pousar em tua casa. Não amanhã, mas hoje!

e) Ocorreu com o servo do Senhor: Determinado evangelista de grande renome, fez uma cruzada num enorme pavilhão, e eu fui convidado a assistir. Eu desejava muito conhecer e ver de perto esse talentoso servo de Deus Altíssimo, a multidão acudia aos milhares, e me colocaram nas últimas bancadas. Foi grande o descontentamento meu, de ter de ver o dito Evangelista através dum screm, e de não ter a  oportunidade de vê-lo de perto e falar com ele como eu pensava. Note, mas por tudo devemos aprender a dar sempre graças a Deus.

CONCLUSÃO FINAL

AMADOS LEITORES

Eu creio que neste precioso momento  o Espírito Santo começará a  esclarecer os assuntos principais necessários ao  homem interior, alma e espírito, uma vez que entende-mos que o corpo é a parte exterior do homem. Visto que o homem é eterno, foi assim que Deus nos dotou, deveria pensar no que Deus lhe preparou, e tomar uma séria decisão em sua vida, referente à  salvação, através da crucificação do Senhor Jesus no Calvário.

 

< Voltar