PALAVRA DE DEUS

POR: Manuel Venade Martins (Pastor Evangélico)

Mas buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal (Mateus 6.33-34).

INTRODUÇÃO

Está escrito em 1ª Coríntios assim: Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes (1ª Coríntios 1:27).

Na realidade Deus escolheu estando nós vivendo em situações até precárias, e não muito famosas nem agradáveis, nem de boa reputação, mas outrossim, com muitos de nós pode acontecer, vivermos uma vida desonesta, praticando más ações, vivendo desastradamente, enfim tudo que nada de bom praticou.

Mas o Altíssimo olhou para nós, e para dentro de nosso coração, e nos escolheu e nos levantou, porque éramos como alguém caído na valeta da estrada pedindo socorro.

O Senhor não olhou aos nossos fracassos ou até mesmo preconceitos se algum de nós o tínhamos, mas outrossim olhou as nossas necessidades. Por isso com toda a certeza e segurança, foi Ele que estendeu a sua mão para nós e nos tocou no profundo do nosso coração, e nos arrancou desse mar sujo em que vivíamos mergulhados, e nos salvou da perdição eterna. A Ele toda a Glória.

COMENTÁRIO

 

PRIMEIRO ESCOLHE A DEUS

No evangelho de Lucas, capitulo 10, encontramos uma passagem relativa a duas irmãs; Maria e Marta, por ocasião de uma das visitas do Senhor Jesus Cristo. Enquanto Maria, estava aos pés do Senhor Jesus, ouvindo a Sua Palavra, estava feliz e abençoada. Marta andava ansiosa e afadigada com as coisas deste mundo!

Como essas duas irmãs, existem muitas outras pessoas nas mesmas circunstâncias, os que ficam aos pés de Jesus são felizes e abençoados, enquanto os outros, súper preocupados com aspetos secundários, continuam vazios no sentido espiritual e às veres vazios também nos outros aspetos e não produzem fruto do espírito. Marta andava ansiosa e afadigada com as coisas desta vida e reparava na sua irmã que ficava aos pés de Jesus a ouvir a Palavra de Deus. Por isso interrogou o Divino Mestre acerca disso, para que Ele mandasse Maria ajudá-la nos serviços domésticos. Jesus respondeu: Marta, Marta estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.

É verdade que Jesus Cristo não justifica preguiçosos, nem Maria estava nessa situação. O que o Senhor pretendia comunicar é que, quando estamos diante de diversas situações ou afazeres devemos colocar Deus acima de tudo e dar prioridade à Sua Palavra. Haverá, certamente, outras oportunidades para trabalhar e fazer o serviço, pois a Bíblia diz que há tempo para todo o propósito debaixo do Céu, e se orarmos antes de começar a trabalhar o serviço correrá melhor. A nossa vida é composta por muitas coisas que poderão enquadrar-se em três áreas específicas: São espiritual, física e material.

A primeira e nossa vida espiritual, diz respeito ao nosso comportamento perante Deus, o relacionamento com Ele e preparação quanto ao futuro eterno.

A segunda refere-se à nossa vida física, e se poderá enquadrar ainda uma vida com saúde dos nossos corpos físicos, que na realidade são muito frágeis.

Em terceiro e último lugar vem a parte material que engloba o dinheiro de que dispomos e os bens materiais de que desfrutamos. Dessas tais áreas deverão ser ordenadas por esta mesma ordem. Não tem sentido colocar Deus em segundo ou terceiro lugar na sua vida. Aliás, cada área poderá tentar colocar o Criador onde muito bem entender, mas Ele não fica nesses lugares, Deus só aceita ficar em primeiro, que é o lugar que Ele pretende e merece.

Infelizmente, várias pessoas fazem uma inversão de valores, colocando em primeiro lugar a parte material, Matam-se no trabalho ou noutras atividades para enriquecer, estragando a saúde física e esquecendo tudo o que é espiritual, e depois queixam-se da falta de sorte na vida, e da falta de saúde.

O prezado amigo perguntará, se lhe falta alguma coisa, claro que falta! Falta-lhe uma entrega total e incondicional ao Príncipe da Vida, ao Senhor Jesus Cristo! Se o fizer, Ele vai aceitá-lo, salvando a sua alma. Entrando na sua vida, o que o tornará feliz e abençoado, note alguns fatores importantes em sua nova vida: Assista aos cultos com atenção e concentração, envolva-se na oração e não permita que as coisas lhe passem ao lado. Não seja religioso, mas crente salvo! No meio evangélico também pode haver religiosos, aliás como em qualquer lado. Atualmente o mundo está cheio de religião, desde o oriente ao ocidente, de norte a sul, são pessoas religiosas apenas, que nunca nasceram de novo da água e do Espírito, levantam as suas bandeiras e se enaltecem de pendões reais, mas na realidade é tudo fantasia exterior, não se lhes nota o fruto do Espírito em suas vidas. É isto que nós vemos nos meios de comunicação, salientando seus predicados e dotes, persistindo a cada dia a dia e caminhando no caminho largo e espaçoso, conforme poderá ler em Mateus 7:13. Não procuram esses indivíduos saber qual será a verdade de Deus para si, nem para os seus paroquianos e acontecera-lhes o que a seu respeito está escrito. Ambos vivem cegamente e cairão na cova para sempre, ler (Mateus 15:14).

 Ser, porem, crente é diferente! A nossa felicidade e realização pessoal depende mais do que temos dentro da nossa vida, do que daquilo que provem do lado material. Há, amigo leitor, te quero dizer que se faz força para entrar e arrebatar o Reino de Deus serão necessárias, em tua vida, de várias e fortes decisões.

Primeiro: Admitir e compreender que és um pecador perdido, e que há a necessidade de conheceres ao Senhor Jesus.

Segundo: Arrepender-se e converter a Cristo, para que teus pecados sejam apagados, e teu nome seja colocado no livro da Vida.

Terceiro. Seguir a Jesus Cristo, todos os dias de tua vida por onde andares, terás de o confessar como teu único e suficiente Salvador.

Agora Sim todos saberão que és um autêntico crente verdadeiro e seguidor de Jesus Cristo.

Se isto aconteceu, e é verdade em tua vida, tem a fineza de nos escrever pelos correios ou mesmo via e-mail. Cristo Jesus. Amém

Que Deus te abençoe, guarde e faça prosperar a tua vida em Cristo Jesus. Amém.



< Voltar