PALAVRA DE DEUS

POR: Manuel Venade Martins (Pastor Evangélico)

O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita. O Senhor te guardará de todo o mal. Ele guardará a tua alma. O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre (Salmo 121: 5-7).

INTRODUÇÃO

Quando Isaque viu que seu filho Jacó estava já com idade madura, para receber uma esposa, não lhe permitiu que seu filho se casa-se com alguma gentia. O enviou a Padã-Arã aos seus parentes, que lá viviam e tomou de lá uma mulher das filhas de Labão, como noiva (Gen.28:2). Logo empreendeu sua viagem à Mesopotâmia, viagem essa longínqua e cansativa.

Entretanto aproximou-se a noite e deitou-se num lugar e dormiu. E o Senhor lhe apareceu e disse-lhe naquela visão. Eis que estou contigo e te guardarei, onde quer que fores. Jacó falou, na verdade o Senhor está neste lugar e eu não o sabia. Assim recebeu forças e alento para chegar a Padã-Arã e conquistar sua noiva Raquel. Seria impossível numa viagem tão longínqua e perigosa, chegar ao seu destino, se o Senhor não o tivesse guardado. Amém.

COMENTÁRIO

O SENHOR DEUS NOS GUARDA

Por aqui somos ensinados que Deus guarda aquilo que lhe seja confiado. Alguns confiam em Deus, outros não; todavia, Ele guarda aquilo que Lhe seja confiado; alguns confiam a Deus a guarda das suas almas (1ª Pedro 4:19), outros confiam-lhe os seus afazeres temporais, outros confiam-lhe a sua saúde; uns confiam-lhe mais que outros. No entanto Ele guarda tudo quanto Lhe confiarmos.

ALGUNS FACTOS DO QUE DEUS NOS GUARDA:

1º - Primeiro que tudo, Deus guarda de perecer aqueles que pertencem a Seu Filho, Jesus Cristo. Isto vê-se claramente na Bíblia (João17:11-12). Nosso Senhor orou. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós. Depois continua; Estando com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado .aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão  o filho da perdição. Aquele que verdadeiramente vem a Cristo, aquele que dá todo o coração a Jesus Cristo, aquele que recebe verdadeiramente a Cristo como seu Salvador, aquele que é liberto do poder do pecado, aquele que de todo o coração e sem reservas se entrega a Cristo como seu Mestre; a esse Deus guarda da perdição eterna. Quaisquer que sejam as tentações, a subtileza ou poder dos assaltos de Satanás. O Senhor Jesus disse mais: E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. Ele guarda também de cair, conforme lemos em Judas 24. Ele é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória. 

A pessoa pode tropeçar, ou cair, sem perecer; mas nós nem mesmo necessitamos de tropeçar ou escorregar. Até disto Deus pode guardar-nos, e o fará, se olharmos para Ele e confiarmos n'Ele para que o faça. Todavia, quando desviarmos d'Ele, os olhos, então iremos tropeçar; contudo, Ele ainda nos guarda de perecer, irá ainda dar-nos a mão, para que nos levan­temos de novo, se de facto cairmos. Mesmo se cairmos continuamos a ser guardados, do mesmo modo que Pedro foi salvo dum completo naufrágio. Pedro esteve nas vistas de Satanás; contudo, ainda foi guardado por Cristo.

É grande o conforto que existe para aquele que quer começar a sua vida Cristã por conhecer a sua fraqueza e ter receio de escorregar e cair. Se tu tão somente te entregares inteiramente nas mãos de Deus, Ele pode, por mais fraco que possas ser, guardar-te até mesmo de escorregar.

2º -  Ele guarda em perfeita paz aquele cuja mente está firme n'Ele. Estas são palavras preciosas para tempos como estes, quando ninguém sabe o que vai ler pela manhã quando pega no Jornal. Não importa quão perigosa a nossa posição pareça ser, nem quão imprevisto seja o ambiente que nos rodeia. Se a nossa mente está firme no Senhor Deus, Ele nos guardará em paz, olhou por cima da nossa tempestade e ela se esvaneceu. Se nós tão somente firmarmos as nossas mente em Deus, se tão somente confiarmos realmente nEle, se crermos realmente na Sua Palavra, de que nos .será feito, conforme nos tem sido dito, nunca teremos uma simples manifestação de desgraça.

3º - Qual o fim para que Deus nos guarda? A resposta desta pergunta está em 1ª Pedro 1:5, que diz: Estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes a ser revelada no último tempo. Por mais completa que nos pareça a salvação que já hoje possuímos, ainda que conheçamos não apenas o perdão dos pecados e a adoção de filhos da família de Deus mas também a libertação do poder do pecado e uma vida diária vitoriosa, tudo isto ainda não é a salvação completa. A salvação inteira reside no futuro eterno. Inclui a salvação do espírito e da alma. Aquela salvação já prestes a ser revelada no último tempo. É para aquela salvação que Deus nos guarda.

Estas a permitir que Ele te guarde em perfeita paz no meio das provas, incertezas e tempestades destes dias de luta? Se ainda não gozas desta experiência, queres hoje realizá-la Amado leitor, tens posto nas Suas mãos tanto aquilo que Ele deseja guardar?

< Voltar