PALAVRA DE DEUS

POR: Manuel Venade Martins (Pastor Evangélico)

E estava ali a fonte de Jacob, Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isto quase a hora sexta, veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água-viva (João 4:6-7,10).

INTRODUÇÃO

Quero falar aos caros leitores, de quando alguém, nesta pobre vida, tem um encontro com Deus, através do seu filho amado Jesus Cristo. A abundante alegria, gozo, felicidade e esperança que se recebe ao ter na realidade um verdadeiro, genuíno e real encontro com o Altíssimo.

É uma experiência extraordinária, que nos dá força e alento para prosseguirmos a nossa carreira, nesta vida. Foi tanta alegria em Samaria, pelo encontro com Jesus, que todo o povo Samaritano correu ao encontro do Mestre (verso 30).

Foi ela a mensageira da parte de Deus, a comunicar a eles. Vinde ver um homem que me disse tudo quanto tenho feito (verso 29). São esses os primeiros frutos de uma verdadeira alma, que foi salva. Á semelhança desta mulher, tu também tens a oportunidade de anunciar o Evangelho. Lembra-te que Deus não faz aceção de pessoas, não está em causa a tua posição social nesta vida. Deus te ama e te quer salvar! Amém.

COMENTÁRIO
CONVERSÃO DA MULHER SAMARITANA

A Samaria podemos dizer que era uma província entre a Judeia e a Galileia, ligada a Israel, até que o povo de Samaria foram transportados para a Assíria, e trouxeram povos da Babilónia, ocupando Samaria e nestes casos juntou-se e misturou-se, perdendo o verdadeiro povo, ou sejam, Israelitas a identidade do povo judeu. Nestes casos o povo do Senhor desligaram-se completamente de se juntar com eles, não seguindo juntos ministrar a Deus com seus sacrifícios, festas várias e a passagem do Egito. Assim os Samaritanos deixaram completamente de servir a Deus.

As escrituras apontam para o perigo de permanecer nesta vida sem Cristo. João fala-nos acerca da mulher que veio tirar água à fonte de Jacó. Ele diz que ela veio na sexta hora, ou em pleno meio-dia, durante um número de anos procurei descobrir a razão da sua vinda aquela hora. Na verdade, era tarefa própria da mulher vir à fonte buscar água, mas não a esta hora, ela poderia muito apropriadamente vir pela frescura da manhã, ou então a uma hora menos quente na parte da tarde. Simplesmente não seria de pensar que uma mulher viesse à fonte buscar água na hora mais quente do dia, a bíblia, porem, diz que ela veio aquela hora, e eu penso que sei porquê.

Evidentemente que ela era uma pecadora; ela própria estava pronta a confessá-lo, mas então porque é que as mulheres talvez a tratariam com tanta frieza e desprezo? Acaso não teria ela também sentimentos? Então tomou uma decisão, agora não viria mais à fonte enquanto outras mulheres ali estivessem, escolheu ir à fonte ao meio-dia, quando tinha a certeza que não seria mais embaraçada e tratada com desprezo pelas outras mulheres reunidas em volta da fonte, (este facto é minha imaginação).

Mas, para seu grande espanto, alguém estava ali, era Jesus. Ele pediu-lhe água, mas recebeu uma resposta inquiridora. Então Jesus começou a desdobrar-lhe o passado diante dela. Era uma mulher que havia tido cinco maridos e agora estava a viver abertamente em pecado com um homem, com o qual não era casada; como na verdade isto a surpreendeu grandemente! Pensar que alguém era capaz de conhecer tudo a respeito da sua vida pecaminosa do passado, e depois seguir a Cristo como seu Salvador pessoal. Oh, meu amigo, Cristo sabe tudo acerca do teu passado, naquela noite de pecado, quando pensaste que ninguém te estava a ver, Deus viu-te.

Depois desta mulher ter confessado a Cristo como seu Salvador, ela deixou o seu cântaro e correu à cidade a testemunhar a outros da nova vida que tinha encontrado. Muito pouco as pessoas compreendem como na verdade a vida, sem Cristo, não tem significado.

A Pessoa Sem Cristo Deveria Temer a Deus!

Se pudesse haver alguma coisa pior do que temer a vida sem Cristo, isso deveria ser temer e tremer a morte. Os minutos solitários da morte, quando os amigos não podem confortar e o dinheiro não pode trazer alegria, algumas pessoas não são capazes de assistir a um funeral, ou velar um corpo ou ver coroas de flores, para um homem sem Cristo, isto não chega a dar uma leve ideia daquilo que a morte trará.

Meu amigo, não salvo, tu deverias te preparar para o além, (morte) porque ela traz para ti a eternidade e todos os seus horrores do Inferno! Tu poderás não temer encontrar-te com os exércitos do inimigo. Todavia, se ainda não és salvo, deverias te preparar. Poderás tu dizer que tens estado à espera daquele dia? Se Cristo te chamasse agora mesmo, haveria fé no teu coração para teres um encontro com Cristo? Que o Senhor Jesus te ajude a ter um encontro com Ele. Amém.



< Voltar