CONSAGRAÇÃO DE DIÁCONOS

(Para novos Pastores no Ministério)

Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância; Guardando o mistério da fé em uma pura consciência. E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis. Da mesma sorte as mulheres sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo. Os diáconos sejam maridos de uma mulher, e governem bem seus filhos e suas próprias casas. Porque os que servirem bem como diáconos adquirirão para si uma boa posição, e muita confiança na fé que há em CRISTO JESUS. (1.ª Timóteo 3:8-13).


INTRODUÇÃO

(Ler: Isaías 54:16-17)
(Estudo bíblico para Diáconos e Serviçais)

Este é um estudo especial, para novos Obreiros (Pastores) que no campo do seu trabalho, como por exemplo a evangelização, estabelecendo novas igrejas, sem cursos  Teológicos nem tampouco básicos, ou sem recursos doutrinários, para tais efeitos.

Existem tais Obreiros, espalhados pelos cinco Continentes, mas em especial nas comunidades e nações onde predomina a língua Portuguesa, seja na África, Brasil, Américas, Nações Orientais e imigrantes na Europa etc..

COMENTÁRIO

Vamos nos debruçar neste assunto com base no texto acima citado, em conformidade com a regra das Escrituras Sagradas (bíblia) que também deveria ser a regra das Igrejas evangélicas e das igrejas Evangélicas Pentecostais aonde existam, em todo o Universo.

FALEMOS DA HONESTIDADE. (verso 8)

Honestidade é um fruto já por si, do espírito, que deve proceder de tal criatura, isto quer dizer, um excelente Mordomo que é fiel ao seu Senhor com honestidade em todos os seus afazeres, contas transparentes e verdadeiras.

Língua dobre (V.8): O Senhor Jesus disse, aquilo que sai pela boca está no coração, e o que contamina o homem. (S. Mateus 15:18) - (Prudente no ouvir, tardio em irar)

Não dado a muito vinho (V.8): Nas igrejas evangélicas, cá nos U.S.A., é escândalo o tais obreiro beber, tomar qualquer bebida alcoólica. Nos países da Europa é muito normal, mas pela minha experiência, vou encontrando certas transgressões, no exagero que estes às vezes cometem saindo fora dos limites, dão mau testemunho, com essa prática e em nada dignifica a grandiosa obra do Evangelho.

Cobiçosos das ganâncias (V.8): Sempre pois os pastores devem ver bem de perto, se esse novo Diácono ou serviçal, deseja o ministério, com que intenções, se é para proveito próprio, ou ganância ou exaltação própria ainda, nestes casos, deverá ter como resposta, ser rejeitado. porque devem tomar este ministério pela fé e pureza de coração, para que em nada seja escândalo para a igreja que serve.

Marido de uma mulher (V.12): Não deve ser escolhido ou candidatado, qualquer que viver em adultério ou fornicação, porque o velho homem já passou, e agora se faz tudo novo em Cristo Jesus. Devem ser admitidos os casados com uma vida legal perante a igreja e perante o governo Estatal. Com boa orientação no lar, cuidando também de sua família e seus filhos, governando bem a sua casa.

Provados e irrepreensíveis (verso 10): Pela prova equilibrada e segura, se tira o verdadeiro exame ao aluno, que deseja ver reconhecidas suas Faculdades Académicas Universitárias, na obra ou Ministério de Deus, é precisamente a mesma coisa. O Senhor Jesus disse: Por seus frutos os conhecereis, porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. (S. Mateus 7:16-17). Ainda por outras palavras que nas nossas Escolas de teologia dizemos. (Ninguém pode dar aquilo que não tem)

a) Irrepreensíveis. Deve ser escolhido tal diácono ou serviçal, que a sua vida quotidiana seja reconhecida através do seu viver com transparência e que esteja apto para a tarefa que Deus o comissionou para tão importante obra, ainda que pareça pequena, calculada em um (talento) seu Valor. Não deve ser fumador, iracundo, desonesto, e não pagador de impostos e dízimos. Se não for capaz de cumprir estes requisitos, por pequenos que pareçam, não poderá ser alistado, para sua Consagração ou mesmo para serviçal. Deus não tomará ninguém por inocente.

b) Irrepreensível é aquele que vive com um coração puro, imaculado, sem nódoa nem mancha equilibrado, consciente do chamado e com temor por aquele que o chamou, que é de cima de todos os Céus, e que brevemente virá buscar os seus escolhidos e a sua Igreja, daqueles que têm o seu nome no livro da vida, (Ler: Daniel 12:1-4 e Apoc. 5:1-5) e também pedir ajuste de contas aos seus servos, a quem confiou vários talentos, dons e ministérios.

c) Irrepreensível, é aquele a quem o Novo Pastor o consagrou para atender a necessidade do chamado, fazendo a obra sem dar dor de cabeça ou aflição de coração àquele que com lealdade lhe confia as tarefas a executar, ainda que sejam elas em servir às (mesas), limpar a casa de Oração (Templo), ser porteiro, colector das ofertas, etc., etc..

d) Irrepreensível, de boa reputação ou fama, na qual se possa confiar, acreditar e entregar, suas actividades para as cumprir e executar e que seu testemunho fale mais alto, do que as suas palavras aos de fora também e à igreja a quem serve.

CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO (ACTOS 6:3)

Escolhei pois irmãos de boa reputação e cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais Constituamos sobre este importante negócio. Convém assegurar que os diáconos para serem consagrados ao ministério, devem ter sido baptizados com o Espírito Santo da promessa, na qual Deus escolherá também para serem colunas na igreja, na fé, no amor, no trato e até na doutrina e serviços, a que foram chamados pelo Senhor da Vinha. Algum pastor perguntará, e se não houver pessoas nessas condições, quem vai ser porteiro, por exemplo? Neste caso o Pastor nomeará serviçais para a sua Obra ou tarefas, que ainda não tenham sido baptizados com o Espírito Santo, mas com uma condição: Têm estes de ser irrepreensíveis. Cuidado Novo Pastor! Consulte com o Senhor Jesus, orando e jejuando, pedindo a confirmação deste acto tão solene e sagrado, para não incorrer em vão numa imprudente consagração, que em nada honra o Ministério do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo que nos alistou para trabalhar-mos também na sua vinha como se lê: E, ajustando com os trabalhadores a um dinheiro por dia, mandou-os para a sua vinha, encontrou outros que estavam ociosos e perguntou-lhes: porque estais ociosos todo o dia? Porque ninguém nos assalariou. Diz –lhes Ele: ide vós também para a vinha, e recebereis o que for justo. (S.Mateus 20:2,6).

a) Que honra para você irmão na fé em Cristo (pastor) ter sido chamado para preparar e supervisar os trabalhadores da vinha e dar a sua manutenção.

b) Que honra para você irmão na fé e em Cristo (diácono) ter sido chamado para servir às (mesas) tipologia de vários serviços, cuidando e visitando doentes, nos hospitais, clínicas, prisões, viúvas nas suas necessidades e órfãos.

c) Que honra para você irmão na fé e em Cristo (Serviçal) ter sido chamado para porteiro, limpador do templo, reparando e consertando avarias, pintores, electricistas, carpinteiros, etc..

Ainda muito mais teríamos a falar, sobre tão importante missão, que o Senhor e dono da vinha, nos confiou para ver o resultado e produto do nosso labor. Que só Ele pode nos ajudar a sermos servos (mordomos) fiéis até à sua chegada. Vigiemos nisso não perdendo nosso nome que está no livro da vida, nem nosso galardão que o Senhor dará a seus fiéis servos.

Servirem bem como diáconos (verso 13) - Devem tais novos diáconos se esforçarem, servindo na Igreja local, mostrando amor, transparência  dos seus actos, dedicação e pontualidade, garantindo assim sua posição permanente e correcta em todos os seus caminhos, e muita confiança ao seu pastor e à Igreja, provando na realidade ser um homem de fé, amor à obra e ao próximo, dedicado e responsável no cumprimento da sua missão na vinha do Senhor.

A RESPONSABILIDADE ENTREGUE A CADA UM

Aproximando-se o que recebia cinco (5) talentos... Senhor eis aqui outros cinco talentos que granjeei com eles. Resposta, entra no gozo do teu Senhor (v.21). Chegando também o que tinha recebido dois (2). Senhor entregaste-me dois (2) talentos, eis que com eles granjeei dois talentos. Disse-lhe o Senhor: Bem está, bom e fiel servo, entra no gozo do teu Senhor. Mas chegando o que recebeu um (1) talento, atemorizado escondi na terra o teu talento... Respondeu o seu Senhor: Mau e negligente servo. Resposta, lançai pois o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. (S. Mateus 25:20-30).

DECISÃO A TOMAR

A) - Que labor o Senhor da ceara me entregou para o fazer?

B) - Estou eu activo às minhas responsabilidades, cumprindo as minhas tarefas, desempenhando a minha missão?

C) - Sim. Estou pronto a responder ao seu chamado a partir deste momento, minha consciência não me condena!

CONCLUSÃO

Este estudo de maneira nenhuma tem o objectivo ou finalidade de eliminar, ou pôr de lado, os já preparados estudos ou matérias que estejam a usar ou elaborar, o plano preparatório para Diáconos e Serviçais ,pelo contrário o nosso pensamento e propósito é agregar ao que por acaso já exista, e assim poder edificar no Reino de Deus, como se lê: Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do  Ministério, para edificação do corpo de Cristo; (Efésios 4:12).

FINAL

Finalizo este estudo bíblico para Diáconos e Serviçais, na esperança que os novos pastores, lancem mão à preparação destes obreiros, que possam também manejar bem a Palavra de Deus e simultaneamente os seus serviços e ocupa coes na vinha do Senhor, com uma só fé e uma sã doutrina, abençoando aqueles que à sua volta esperam uma bênção, um milagre, um serviço, um estímulo, etc..

Deus vos abençoe.

Vosso servo na fé e na luta vos ama muito.

Manuel Venade Martins - Pastor Evangélico

Até breve.



< Voltar