CONVENÇÃO DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS - PORTUGAL

NOSSA PRESENÇA NA CONVENÇÃO – EM FANHÕES

Fomos na realidade convidados pelos pastores do norte de Portugal, mais propriamente especifico pelo pastor Paulo Pimenta Cardoso, para assistirmos á Convenção anual das Assembleias de Deus. Na realidade confesso, como eu em toda a minha vida de pastor e servo do Senhor ao serviço do Mestre, nunca esteve presente em nenhuma dessas reuniões, causou certo impacto, curiosidade e interesse em mim mesmo o convite, e o comuniquei à minha coadjutora (esposa) a notícia nova na qual ela também, recebemos com alegria e a resposta foi sim, vamos convosco.


HISTORIAL DA VIAGEM

De principio tínhamos pensado em ir de comboio, uma vez que nos daria prazer, utilizar esse extraordinário meio de transporte, porque não muitas raras vezes o utilizarmos, cá em Portugal, já lá vão algumas décadas que deixamos esse modo habitual de viajar. Mas de momento o pastor Paulo Pimenta nos disse que tinha mudado os seus planos respeitante ao dia de partida, e que nós poderíamos ir todos juntos com ele na carrinha, e assim foi.

Tomamos a dita carrinha de cor vermelha, marca desconhecida (gracinha) e seguíamos com destino a Lisboa, pelas ditas estradas Scutes, que de grátis já pouco ou nada tem, mas lá fomos empreendendo viagem, até aí tudo muito bem. Depois de aproximadamente temos, aí umas duas horas (2) de viagem, já lá na área de Aveiro, o excelente e prudente chauffeur notou que o motor estava a dar como uns soluços, como poderia acontecer a algum ser humano lhe e faltando o ar e desejava beber um pouquinho de água, porque a sua garganta lhe vai secando, foi isso mesmo que aconteceu á Vermelhinha, faltando-lhe as forças, deu uns arrepios, mas o excecional condutor notou a situação e fez como aqueles que dão o ultimo aperto de peito, para conseguir salvar uma vida, mas na realidade depois de todas essas manobras o veiculo sucumbiu e parou mesmo e a única salvação era encostar para a direita o mais rápido possível e pedir socorro (SOS)

A segunda fase desta ida foi a chegada ao local da dita scut do irmão na fé e excelente servo do Senhor o Obreiro Joaquim Pinheiro com uma outra carrinha esta de cor escura, marca não reconhecida pelo comentarista, que me perdoe a ousadia, fizemos o transbordo das coisas que levávamos connosco e depois do prudente e hábil condutor fazer o teste ao motor e algumas informações serem tomadas de como manobrar o veiculo lá demos prosseguimento ao nosso itinerário, pela dita scut número (??) como anteriormente dissemos para Lisboa.

NOSSA PRESENÇA EM FANHÕES

Depois das formalidades legais, uma vez que eu ia na qualidade de visitante, foi apresentado a um pastor oficial executivo da Convenção (desculpem a falta do nome) foi-me dito para me inscrever como membro da Convenção das Assembleias de Deus de Portugal. Como eu já sou membro do Council of the Assembly of God em Springfield, Missouri, USA. Penso que isso foi muito abonador para me credenciarem cá na Convenção.

Assistimos a varias reuniões, tiramos fotos, encontramos com muitos pastores, que já não víamos há muitos anos, eu digo mais positivo, já passaram décadas. Foi para mim uma grande alegria e regozijo ver e me tornar a encontrar com esses amados em Cristo, que tanto eles como eu servimos ao mesmo Senhor de todos neste pobre mundo, na excelente vinha do Mestre, levando os rebanhos aos pastos verdejantes da Palavra de Deus.

Na realidade e segundo o que nos informaram, não de fonte oficial, foi que o importante imóvel, com todo o seu conjunto e agrupados prédios, foi uma dádiva dos nossos irmãos da fé das Assembleias de Deus de Springfield, Missouri, USA, destinado á posse e ao uso do Instituto Bíblico na preparação de novos Obreiros para o serviço na vinha do Senhor.

Eu a considero uma obra espetacular, com uma arquitetura bem desenhada e organizada em si, tanto os arruamentos, como também os restantes prédios que fazem parte do conjunto de todo o grupo do Instituto, foram bem detalhados e organizados, para o bom funcionamento do estabelecimento Académico. Só Deus podia ter tocado nos corações dos nossos irmãos na fé dos USA para concederem definitivamente esse conjunto predial tão importante à Assembleia de Deus de Portugal.

Eis que na realidade de momento parece custoso a sua manutenção e até acarrete pesados encargos para o Instituto, mas no futuro verão a sua recompensa e reconhecerão talvez melhor a valia que estará prestando


REPORTAGEM FOTOGRÁFICA

Apresentamos várias fotos, do interior do Instituto à medida e conforme o progresso dos trabalhos ocorriam, chegou o momento das saudações e apresentações dos Obreiros visitantes, na liça estava eu incluído, mas apenas me apresentei e nada mais me foi concedido falar! Ainda um reparo no respeitante às fotos, depois de já ter tirado um bom numero delas, me dirigi para o lugar do púlpito, para fotografar as bandeiras, pensando eu que seria uma boa oportunidade, mas qual não foi o meu espanto não ver lá a bandeira dos USA para levar comigo e possivelmente fazer uma reportagem para o Evangel Pentecost Magazine do Council of the Assembly of God porque somos assinantes e os recebemos todas as semanas. Caiu por completo o meu semblante, pela falta da bandeira presente, pois penso que ela anteriormente existisse como é praxe a sua presença em qualquer obra das Assembly of God. Oxalá que remedeiem ainda essa lacuna, e a direção do Instituto pense bem, a causa da ausência e venham a repô-la no seu lugar o símbolo representativo e maravilhoso dos USA.

CONCLUSÃO DO REPORTE

Do meu coração desejo que todo esse conjunto de prédios, agora pertencentes ao Instituto Bíblico, seja usado sempre e dirigido por Obreiros do Senhor, capazes e competentes, vivendo uma vida exemplar deixando o seu testemunho falar mais alto do que as suas palavras, sobre isto vamos ler o que Paulo disse a Timóteo: Convém pois que o Bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar. Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento. Que governe bem a sua própria casa tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia (1ª Timóteo 3:1-4). Apenas faço um reparo com a palavra irrepreensível. Falo nisso no meu livro para Obreiros, na página 42, letra A.

Irrepreensíveis. Devem ser escolhidos tais Obreiros ou serviçais, que as suas vidas quotidianas sejam reconhecidas através do seu viver com transparência e que estejam aptos para a tarefa que Deus os comissionou para tão importante obra, ainda que pareça pequena, calculada em um (talento) seu Valor. Não devem ser viciados, fumadores, iracundos, desonestos e não pagadores de impostos e dízimos. Se não forem capazes de cumprirem estes requisitos, por pequenos que pareçam, não poderão ser alistados, para sua consagração de Obreiros ou mesmo para serviçais, Deus não tomará ninguém por inocente.

FINAL PALAVRA AOS LEITORES

Venho desejar a todos os meus irmãos na fé sejam serviçais, Diáconos e todo o corpo de Obreiros, como seus Ministros do Evangelho, que Deus vos dei-a muita coragem para lutar, revestimento do poder do Alto, com vários dons do Espírito Santo, para não somente manejar bem a Palavra, como também na obra pentecostal, não proibindo o seu desenvolvimento e ação direta do Espírito do Senhor

Que o Altíssimo e todo-poderoso vos capacite a cada dia e continue a usar na sua vinha, implementadas neste pobre planeta.

Termino com um abraço fraternal do fundo do meu coração para todos

Manuel Venade Martins (pastor Evangélico)

As fotos: 01  |  02  |  03  |  04  |  05  |  06  |  07  |  08

< Voltar