NOTÍCIA

FESTA DE NATAL NA IGREJA EVANGELICA ASSEMBLEIA DE DEUS EMANUEL BRENTWOOD, N.Y. USA

No dia 18 de dezembro de 2011, realizamos a nossa festa de Natal, embora que o objetivo é atingir as crianças, mas na realidade também seguir o mesmo propósito habitual de envolver os adultos, é um costume já por largos anos. O Salão de culto (Santuário) quase se encheu na sua totalidade, muitas pessoas que nos visitaram, assistindo ao evento, na qual agradecemos pelas suas presenças.

O co-pastor Tony Coelho deu início a um tempo de louvor, com vários cânticos natalícios, e o pastor Martins entregou a Mensagem de Deus, baseada em Lucas, com o tema: Nasceu o Salvador (Lucas 2:1-12). No sermão um dos assuntos interessantes, foi o facto de não haver lugar para Maria dar há luz num lugar cómodo e apropriado, porque estava tudo ocupado em Belém, derivado ao decreto para alistamento, para todos se irem registar a Belém, ordenado pelo imperador César Augusto.

Isto não foi uma coincidência, mas um cumprimento profético, conforme o profeta do Senhor falou. E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti me sairás o que será Senhor em Israel (Miqueias 5:2). Depois da meditação na Palavra de Deus deu-se o prosseguimento ao evento festivo.

Seguiu-se a peça dramática, JESUS NASCEU, que sua narração inclui o aparecimento de uma estrela no Oriente aos Magnos e tomaram a decisão e vieram a Jerusalém guiados sempre por uma estrela. Foi com a sua chegada e notícias deles, que se deu a mais desesperante preocupação em Jerusalém, com esta notícia, porque os Magnos disseram, conforme Mateus relata: Onde está aquele que é nascido Rei dos Judeus? (Mateus 2:2). Vimos para o adorar. Esta notícia não só chegou aos maiorais Judeus, como ao próprio Herodes, que logo tratou de inquirir o local onde nasceria o Messias, e de imediato ele os enviou a Belém. E foi assim que os Magnos se dirigiram e encontraram Jesus numa estrebaria, com Maria e José.

Depois seguiu-se o drama da história da viúva de Naim. Muito bem orientado e sobretudo o caixão ao vivo levando dentro um menino a representar, o funeral do filho da viúva, que não sabemos seu nome original, mas isso por sinal não tem qualquer importância, apenas é conhecida pela cidade onde vivia. Foi um assunto dramático bastante comovente, várias pessoas sentiam isso como real, como ao vivo, foi nesse momento que estando o Senhor Jesus presente, viu a tristeza no rosto dessa mulher, mandou parar o funeral, e tocou no esquife (ou seja caixão) e pararam. Jesus falou assim ao defunto: Mancebo, a ti te digo, levanta-te. E, ele assentou-se e começou a falar. E entregou-o a sua Mãe (Lucas 7:12-15).

Na realidade que um funeral, é o ato final de qualquer indivíduo que seja, tanto ao rico como ao pobre. Ali terminam todos os planos ou projetos, a sua vida de peregrino, suas atividades. Todas as esperanças, e todos os resultados que poderia advir, todas as boas obras que ainda se esperavam, terminaram nessa pessoa, tudo acabou. Com esse funeral tudo foi perdido, mesmo até se algum negócio havia por se realizar, nada mais se pode obter.

Mas quando Jesus apareceu a essa mulher viúva, tornou a voltar-lhe a esperança de viver, a alegria, e quem sabe a reaver o sustento, naquele lar. A bíblia não o relata, mas temos como base o costume e necessidades dos povos, e ser ele ainda um homem jovem (mancebo).

Amado leitor, se em tua vida estás passando por certa situação sofredora, que por sinal te surgiu, este é o momento de te voltares para o Deus dos Céus e da terra, o Criador e Senhor único que te poderá salvar da tua situação. O desespero, a ira, o ódio, a raiz de amargura e todo o pecado, Ele levou por ti naquela cruz no Calvário, verteu ali seu sangue, deu a vida por mim e por ti também. Aceita-o como teu Senhor e Salvador pessoal. Depois de todos os dramas, cânticos, poemas e a apresentação das crianças, com seus talentos, chegou o momento de entregar as prendas, muita alegria e abraços. Terminou-se o festejo com um substancial lanche, acompanhado de uma abundante sobremesa. Quero mais uma vez agradecer a todos os irmãos que participaram e ajudaram a construir esta Festa de Natal, deram o melhor do que sabiam. A todos que trabalharam para que este evento se realiza-se, e também de uma maneira ao irmão que esteve na orientação o ir. Geraldo Silva e à Kesia Almeida na orientação das crianças, que executaram um excelente trabalho. Ao Tony Coelho, ao Geraldo, à Adelaide e demais irmãos, peço desculpa de ter omitido o nome de alguém, que trabalhou arduamente, os meus agradecimentos.

Com um abraço do fundo do meu coração.

Manuel V. Martins (pastor)

< Voltar