ESTUDO BÍBLICO

(1)
Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas .E Ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores. (E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo (1.a Coríntios 12:5) Efésios 4:11.

INTRODUÇÃO

O MINISTÉRIO DE APÓSTOLO

Por alta e divina revelação daquele que é mais sublime de todos os ditos deuses, que infelizmente e por ignorância o homem adora, e depois diz que apenas venera, são feitos pelas mãos dos homens, conforme nos fala o salmista, assim: Tem boca, mas não falam, tem olhos mas não vêem, tem ouvidos, mas não ouvem, nariz tem, mas não cheiram, tem mãos, mas não apalpam, tem pés, mas não andam, nem som algum sai da sua boca.(Salmo 115:5-7). Tomei minha decisão, é com todo o meu conhecimento e sabedoria que o Senhor nosso Deus dá àqueles, que sinceramente e humildemente o querem servir, laborando na sua vinha que a tem no campo.

Preparei este estudo bíblico (preparatório) para novos Apóstolos do Ministério. Tirar quiçá certas dúvidas sobre tão importante ministério estendido aos quatro cantos do mundo, dentro da sua vinha. Quero esclarecer que meu propósito não é pôr de parte o que já exista, não, antes pelo contrário, trabalhar juntos para engrandecimento do reino de Deus, edificando seu povo e sua igreja, que actualmente milita em todos os continentes e vivendo ela com grandes lutas a momentos de alguns darem suas vidas, na batalha, contra homens maus, cruéis, traidores, obstinados sem afecto natural, sem amor ao próximo e sem temor a Deus. Esses cujo deus deles é o ventre, não estendem seus olhos prós céus, nem tão pouco p’rá criação, que nosso excelso Deus criou e fez aparecer do nada, como se existissem. São dirigidos pelo espírito das trevas, que os leva de mal a pior, pois o próprio inimigo os instiga a praticar o mal ,mas nunca lhes diz que o lugar deles, será juntos no lago do fogo.(apoc.20:14-15).

COMENTÁRIO

O apostolo Paulo chamado pelo Senhor para a excelente obra do evangelho, seu maior labor foi ter o cuidado de implementar o ensino da sã doutrina; no estabelecimento, funcionamento e organização das igrejas do Senhor, recém fundadas ou iniciadas. Por onde passava procurava entrar logo em contacto com esses novos crentes. Foi a ele lhe revelado a composição da obra do ministério e sua variedade e também seu aperfeiçoamento, como se pode ler: Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo.(Efésios 4:12). Foi-lhe declarado ,com precisão e toda a certeza os cinco (5) principais Ministérios, que existiriam na obra de Deus, como podemos ler no verso 11. Aqui não há lugar para dúvidas, engano ou confusão, sobre o facto do Ministério de Apostolo, nem tampouco deixar de crer que ele mudou de nome. Se isso é, são coisas do homem, porque o nosso Deus não o mudou, pelo contrário, Deus honra todo aquele a quem o Senhor o dotou, para que esteja laborando na sua vinha.

MATURIDADE DO APÓSTOLO

1.º - Deve tal obreiro, que se considera apóstolo, possuidor desse ministério, que o Senhor lhe entregou segundo (Efésios 4:11) saber que foi Deus quem o chamou, elegeu e enviou ou enviará às igrejas novas ou que já tenham sido estabelecidas, mas com várias necessidades ou até mesmo certas dificuldades em vários aspectos, nas doutrinas, na escatologia e profecia.
Seu testemunho

2.º - Deve ser irrepreensível:

As mesmas condições já estabelecidas em 1.ª Timóteo 3:2 se aplicam à vida do novo apóstolo, ou ainda muitas mais exigências na sua vida, com um testemunho transparente, santo e modo de vida exemplar:

(2)

A) Marido de uma só mulher para que não caia em afronta com o diabo, que o poderá acusar, se sua vida procedente ainda continua ligada ao pecado. Para aplicar seus ensinos e doutrinas nas igrejas aonde o Senhor o enviar, terá de ter sua vida pautada pela palavra de Deus, para que possa ser um verdadeiro espelho brilhante e não fosco nem com nódoas, nem seu leito manchado, como se pode ler assim: Venerado seja entre todos o matrimónio e o leito sem mácula; porém aos que se dão à prostituição e aos adultérios Deus os julgara. (Hebreus 13:4)

B) Vigilante: Como poderá querer instruir os discípulos de Cristo, por onde passar, se ele sendo apóstolo não for um ministro de Cristo, que tenha o cuidado de vigiar suas portas e janelas de sua própria vida, para que o inimigo não tenha ou possa entrar para sua casa encontrando portas e janelas escancaradas? Se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa. (S. Mateus 24:43)

C) Sóbrio e honesto: A honestidade é um dos frutos do espírito que se enquadra em Gálatas (5:22-26) e que cada Cristão deve ser o exemplo. Agora vejamos ao novo apóstolo a exigência do brilho que deve dar, para seus discípulos ou irmãos na fé. A honestidade é oposta à avareza e à cobiça, pelo que deve o servo do Deus Altíssimo ter o cuidado, na sua carreira, por onde passar pelas vinhas do Senhor, deixando seu testemunho falar mais alto de que suas próprias palavras para que possa ser desejado e não aborrecido, voltando a visitar as igrejas aonde semeou a boa semente, incluindo as sãs doutrinas. Aqui repito que apenas deve deixar bem claro seus ensinos, daquilo que recebeu do Senhor para o povo de Deus o pôr em prática e uso. Também afirmo que de nenhuma maneira deverá entrar em certas áreas como por exemplo nos dons do Espírito Santo, etc. Para se mostrar todo possuidor do conhecimento deixando confusão e descrédito nos seus ensinos, na qual não e, nem será aconselhável a um ministro de Deus. Se não foi dotado com essa ferramenta, não deve tentar inventar de sua própria mente.

O QUE NÃO É UM APÓSTOLO

1.º - Não é um evangelista, ainda que é um excelente ministério o de ganhar almas para Cristo, estabelecer novas igrejas, juntar o rebanho, cuidando dele, alimentando com os primeiros rudimentos do Cristianismo, distribuir literaturas pelo campo, a que Deus o chamou, isto outrossim faz parte do ministério evangelístico, que tem enormes funções.

2.º- Não é um pastor: Ainda que é um excelente ministério, (conforme me referi no inicio do ponto numero um, pois também deve este ministério ser muito honrado, amado e respeitado. E que deve ter como base as doutrinas, a expansão de seu ministério, dentro da própria obra que estrutura, bom administrador e orientador das finanças e não esbanjador, deve se preocupar como funciona a tesouraria, sobre os actuais gastos e futuros empreendimentos.

3.º - Não é apenas um missionário: Que finalmente poderá ser até um enviado as igrejas, às nações, às cidades, às vilas, às aldeias e finalmente ao campo. Ouvimos falar isto, que agora deixou de ser o ministério de apóstolo, para ser um missionário. Na qual isso não é assim ,não é verdade, o que poderá existir é certa confusão e imitação ao ministério de apóstolo, que talvez tenha subido à cabeça de tais obreiros, mais parecidos com lobos que camufladamente entraram no rebanho.

O QUE E UM APÓSTOLO ?
DOUTRINADOR:

1.º - Deve ser conhecedor profundo das escrituras sagradas: Porque ninguém pode dar o que não tenha recebido, ora se tal apóstolo se preparou a seu tempo, como a formiga que trabalha de verão, como se pode ler. Vai ter com a formiga ó preguiçoso, olha para os seus caminhos, e sê sábio ( Prov.6:6). Deve tal obreiro (novo apóstolo) ser um estudioso da palavra do Senhor, descobrindo em seu ministério, para aquilo que Deus o chamou.

(3)

a) QUAIS DONS DO ESPIRITO SANTO POSSUI: Será que possui os dons de poder? que são dons de Fé, de Cura e de Maravilhas? Eu quero esclarecer isto, porque no princípio apostólico as escrituras dão a entender que os doze apóstolos do Cordeiro, nem todos possuíam por exemplo, os dons de poder. Vejamos o caso de Tabita, conforme se lê: E aconteceu naqueles dias que enfermando ela morreu, e tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto. E, como Lida era perto de Jope, ouvindo os discípulos, que Pedro estava ali lhe mandaram dois varões, rogando-lhe que não se demorasse em vir ter com eles, mas Pedro, fazendo-as sair a todas, pôs-se de joelhos e orou; e, voltando-se para o corpo disse: Tabita, levanta-te. E ela abriu os olhos, e, vendo a Pedro, assentou-se (Actos 9:38,40).

Conforme se pode verificar, os doze apóstolos nem todos possuíam os dons de poder, porque doutra maneira não iriam dois homens de Deus a Jope buscar a Pedro, com muita urgência, para Deus dar vida a Tabita.

2.º - ENSINAR A PALAVRA: Eu diria sim, mas as sagradas letras, que fará quem o ouvir de bom grado sábio para vida eterna, como se pode ler: que desde a tua meninice sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação pela fé que há em Cristo Jesus .(2.a Timóteo 3:15). A partir daí o Espírito Santo inspirara o servo do Senhor, naquilo que já lhe deu, para o pôr em prática, por onde passar, o Senhor não o deixará ocioso. Tendo sempre em consideração não deturpando as doutrinas fundamentais do cristianismo. Porque muitas das vezes nem tudo que vem à mente é de Deus, mas sim de fora com procedência maligna. Devesse rejeitar e repreender imediatamente em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.

3.o) EXPERIÊNCIA PENTECOSTAL: Os nove dons do Espírito Santo, estão no ministério e também distribuídos na igreja, conforme a vontade de Deus, eu nisso não tenho qualquer duvida.

Mas devemos ter em mente, que tais apóstolos que o Senhor os chamou, deve seguir bem de perto o Senhor, porque permanecendo assim cauteloso e prudente, o Senhor o apetrechara com boa ferramenta. Vou contar certo testemunho: vários pregadores passaram pela nossa congregação (igreja) e me pediam azeite para ungir determinadas pessoas, eu respondia não há em virtude de ser várias vezes, orei ao Senhor dono da unção, como eu deveria nestes casos fazer. O Senhor em certo dia me respondeu: (Não te preocupes) cada obreiro que traga consigo a sua apropria ferramenta. Foi a partir daí que me deixei de preocupar, com os pregadores visitantes, e a resposta do Senhor, foi que quando saírem p’ró campo devem ir preparados.

4.º DONS DO ESPÍRITO SANTO: Deve o novo apóstolo ser grande conhecedor destes dons, conforme nos relata a palavra de Deus (bíblia) em 1.a Coríntios 12:4. Há diversidade de dons, ou sejam vários dons diferentes uns dos outros. Deve tal obreiro ser prudente, cauteloso e sábio, para trabalhar no ministério de ordem pentecostal, para não cair na afronta com a igreja e nem tampouco com o inimigo das nossas almas, este que tão de perto se poderá colocar ao rededor de nós.

Se não recebeu capacidade e sabedoria pentecostal, nem todavia passou por várias etapas e experiências no poder e na unção do Espírito ainda, bem melhor será esperar no Senhor, para receber luz, unção e dons, à medida que lhe seja dado poder nestas matérias, para depois pôr em prática o ensino, conhecimento, experiência sobre os dons, que o Senhor lhe entregou.

EDIFICADOR DA IGREJA

Edificador ou estabelecedor da igreja e não um divisor: - Há na realidade entre estas duas palavras, uma grande diferença, a primeira nos mostra que ou quem até de poder, com direito, poderá estabelecer leis e regras que até sejam de grande beneficio para um povo ou melhor dito uma nação, na qual está servindo seja até no próprio estado. Ora tais pessoas merecem o nosso respeito e até todo um povo deveria honrar quem assim trabalha.
Divisor, este tipo de pessoas que até mesmo sejam entidades oficiais em qualquer posição não qualificado para serem distinguidas ou receberem honra, até que sua própria conduta não tenha sido louvável, pelo que não lhes será prestada honra, porque nada fizeram de bem entre o povo.

(4)

OBREIROS, PREGADORES E ENSINADORES; que estão agregados à igreja como ministros ao serviço do Mestre num ministério tão honroso como ele e, em servir na sua seara mas que por torpe ganância ou exaltação própria do seu ego, começam a deixar de exaltar aquele que é sobre todo o nome o Senhor Jesus Cristo, a partir desse momento, tais ditos obreiro dão início e criam nas costas do ministério local, (que até os tenha recebido com amor no Senhor, sem qualquer desconfiança). Começam em dar lugar ao diabo, principiando a dividir na obra, criar instabilidade no ministério ,criando exaltação própria com o objectivo de recolher, o mais que possível, todas as finanças. Por isso mesmo é que seu historial deveria ser credível e de boa fama, como se lê: Quanto ao mais irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo que é puro, tudo que é amável, tudo que é de boa fama, nisso pensai (Filipenses 4:8). Passou a ser conhecido e chamado de lobo que entrou ao rebanho, não o poupando, pois, infelizmente essa experiência já a passei ao vivo, este que vos escreve, servo do Senhor, com tal obreiro - evangelista, que camuflado entrou no meio de nós, tentando criar confusão contra nosso ministério, dividi-lo, explora-lo. O que não aconteceu, por divina intervenção, porque o Senhor sabia que nós estávamos inocentes e no momento exacto dissipou os planos de tal obreiro, negligente, precipitado e sem santo temor a Deus. Que isto sirva de aviso aos meus conservos na fé e na luta.

CONCLUSÃO FINAL

Concluo ainda esta final instrução, para os meus amados irmãos no ministério, que já actualmente pertencem ou quiçá ainda vindouros ao ministério Apostólico, que abracem a obra de Deus com sabedoria e amor (cuidado com a exaltação do ego), cuidando o rebanho sempre lhe dando boas pastagens verdejantes, não ressequidas por falta de aguas. Também é necessário que as plantas sejam bem adubadas e nutridas para seu próprio crescimento.

ALGUNS DEVERES

a) Convém que seu ministério seja bem equilibrado e dotado do poder de Deus, pois o Senhor da Seara dará a cada um.

b) Deve tal obreiro ser um homem de oração, deve-a considerar como seu pão diário.

c) Deve praticar o jejum; o Espírito Santo o instruirá e guiará nesse aspecto, não apenas uma vez ao mês (conforme ouço dizer) mas semanal ou quinzenal.

d) Deve ser um leitor e estudioso das sagradas escrituras, ainda que desde a sua meninice as tenha lido e conhecido, não deve parar.

e) Cuidar de sua casa e de sua família, em toda a sua vida inteira que Deus lhe dê, pois o melhor testemunho partirá de sua casa (vigiar muito nisso).

Que este estudo bíblico possa ter ajudado a quantos estão dependendo de Deus e de sua igreja militante, para serem instruídos na Palavra, são sim esses os meus votos, para o amado em Cristo. Porque Deus o tem posto em cabeça e não na cauda. Ámen.

M.V.M.

< Voltar