PALAVRA DE DEUS
MANUEL VENADE MARTINS

(PASTOR EVANGÉLICO)

Pois já os meus olhos viram a tua salvação A qual tu preparaste perante a face de todos os povos luz para alumiar as nações, e para gloria de teu povo. E José e sua mãe maravilharam das coisas que dele se diziam E Simeão os abençoou e disse a Maria, sua mãe eis que este é posto para queda e elevarão de muitos em Israel, e para sinal que é contraditado. E uma espada traspassará a sua própria alma, para que se manifestem os pensamentos de muitos corações (Lucas, 2:30-35).

INTRODUÇÃO

Na realidade Natal é o princípio de todas as coisas, isto quer dizer de uma nova era, de um novo livro Sagrado, melhor dito (livros) de uma nova dispensação, porque a dispensação da lei ia ter o seu cumprimento, dando assim início há da graça. Isaías o anunciador das Boas-Novas (que é o Evangelho) inspirado pelo Espírito Santo fala assim. Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade, Príncipe da paz (Isaías 9:6).

O profeta do Senhor conhecido por anunciador Messiânico, que deixou no coração dos antigos Teólogos a questão, quando isto acontecerá, a onde e a que momentos, terá sua execução? Séculos passaram, gerações passaram, até que numa época pouco agradável para o povo Israelita, porque viviam debaixo do domínio e opressão do Império Romano, que tinha como presidente local Herodes. Esperavam que este acontecimento, lhes trouxe-se rápida libertação, na qual isso não aconteceu, mas só surgirá com a vinda de Cristo, e somente no segundo advento e aparição do Senhor, conforme se lê: E assim todo o Israel será salvo; como está escrito: De Sião virá o Libertador, e desviará de Jacó as impiedades (Romanos 11:26). Aí sim, vai acontecer o que eles (Judeus) esperam, e serão totalmente Salvos e libertados da opressão maligna e espiritual, e todo o Israel será salvo.

COMENTÁRIO
NATAL SERÁ TUDO?

Natal é a grande festa dos Cristãos e, como noutros natais, muito se escreveu e muito foi feito, ao longo dos últimos anos, vem ela sendo moldada ao gosto e segundo os interesses dos que, realmente, ricos são. Concretiza-se uma grande ajuda humanitária aos sem-abrigo, aos carenciados de alimentos e de agasalhos, e o mais absurdo desta situação é que invertem o sentido do Natal, introduzindo o nome de uma personagem que nunca existiu, nas escolas aos jovens estudantes, lares, infantários e em atividades públicas, ao mesmo tempo que se transforma num estado consumista.

Pensamos que pelo facto de realizamos algum bem, uma vez por ano, já fizemos o nosso dever, esquecemo-nos que dar de comer a quem tem fome, vestir os nus, proporcionar abrigo a quem não tem uma habitação, são algumas obras que requerem dos governantes de qualquer Nação, devia ser de constante preocupação dos detentores do poder, os que podem realmente, minimizar o sofrimento de modo a que essas pessoas sintam que o Natal é todos os dias, porque os necessitados, os famintos, precisam sempre.

Natal é tempo de celebração de um acontecimento único na história do mundo e de repercussão também única, na humanidade Deus submeteu o Seu único Filho, do nascimento à morte, para ensinar o caminho da salvação, insistindo constantemente no amor puro entre todos. No Natal muito se faz, e depois? Quem matará a fome de tanta gente que mal ganha para comer, com reformas tão pequenas, e para os que não tem emprego? Fechar os olhos a essas realidades, não se debruçar sobre um problema tão gritante, significa insensibilidade, que é coisa que não condiz com a doutrina de Jesus Cristo, esse Jesus que originou o Natal.

A humildade e a pobreza que cercam Jesus são expressões significativas da doutrina que nos convida a rejeitar a avareza dos bens materiais e a expulsar do nosso coração o orgulho e a soberba, nesta quadra natalícia, deveríamos ter uma reflexão e um olhar mais atento à nossa volta. Surpreendemo-nos como cristãos, que aquilo que Deus projetou para o homem esteja a ser tão banalizado digo até esquecido, por todo o lado os sinais da fúria consumista e desastrada, parecem querer invadir a privacidade da nossa vida, estamos a criar ídolos do consumismo onde os mercados são os grandes centros de adorarão.

Natal em duas palavras está limitado a comprar, de maneira mais ou menos, objetos úteis ou não, e enchendo-se a si e as pessoas da sua intimidade. Tudo isto, se olharmos bem mostra-nos a vontade de olhar para o mundo a grandeza de um povo, porem não se entende que haja situações tão gritantes à vista de toda a gente.

Temos de pensar que só ceias de Natal são muito pouco, e que o resultado, equilíbrio e a solução está na pessoa de Jesus, que não pode ficar de fora das nossas vidas sob pena de nos tornamos insensíveis à mensagem que Ele veio anunciar e que é para todos.

ASSUNTOS PRIMÁRIOS EM TUA VIDA

Amigo leitor: Pensa neste precioso momento ofereceres a Deus algo de ti mesmo, que por desorientação ou mau uso, na tua própria vida diária, deves reservar com muita precisão parte especial do teu tempo para os factos que a seguir exponho: 1º Obtém uma Bíblia ou Novo Testamento, e lê a Palavra de Deus, pois está escrito buscai no livro do Senhor e lede (Isaías 34:16). 2º Vem ao Senhor Jesus, como és e vives, e entrega-lhe tua vida de pecado, deixando tudo que ofende a Deus, e ao teu próximo, reconcilia-te já com o Senhor, que espera o teu regresso ao aprisco de Deus (João 10:16). 3º Aceita o Senhor Jesus, como teu salvador pessoal e Senhor de tua vida. Ele diz em Sua Palavra : Quem crê nele tem a vida eterna e não será condenado. Ler João 3:15.18.