PALAVRA DE DEUS

Manuel Venade Martins (Pastor Evangélico)

Vede pois como ouvis; porque a qualquer que tiver lhe será dado, e a qualquer que não tiver até o que parece ter lhe será tirado.

E foram ter com Ele sua mãe e seus irmãos, e não podiam aproximar-se d’Ele, por causa da multidão. E foi-lhe dito: Estão lá fora tua mãe e teus irmãos, que querem ver-te.

Mas, respondeu Ele, e disse-lhes: Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a executam (Lucas 8:18-21).

INTRODUÇÃO

As escrituras sagradas dizem assim: De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus (Romanos 10:17). Se o amado leitor procurar ir ouvir, aonde se prega o Evangelho de Cristo, o Senhor promete em sua Palavra lhe aumentar a fé que necessariamente lhe fará falta, para a salvação de sua alma. Note bem nas palavras que seguiram este comentário.

COMENTÁRIO

OS QUE OUVEM A PALAVRA DE DEUS

Nas escrituras narradas pelo apóstolo do Senhor Lucas, fala-nos do encontro natural da família de Jesus, que na época de então ainda viviam, porque se presume, por notícias dadas pelos pais da igreja, de geração em geração, que seu pai adotivo, chamado José, já não existia na terra dos viventes, essa é a narrativa de Lucas no seu Evangelho, somente falar da mãe de Jesus (Maria) com seus irmãos (v.19).

Aqui podemos entender que o Senhor Jesus já não habitava com a família, mas se tenha entregado totalmente fazer a vontade do Pai Celestial. Tudo isso começou a partir do momento em que foi batizado nas águas do rio Jordão, por João Baptista, despojou-se de sua vida quotidiana com a família, isto é da mãe e dos irmãos, e foi lá mesmo no deserto que começou o seu ministério, que atingiu toda a Palestina.

A história que o servo do Senhor Lucas nos fala, é mais uma prova que Jesus viveu em família até ao batismo no rio Jordão. Foi então a partir daí que teve de escolher, fazendo a vontade do Pai Celestial que o enviou ao mundo.

Mas conforme nos citam as escrituras, deixou a família natural, e como provavelmente houvesse bastante tempo que senão viam, com certeza que nutriam saudades e desejos de ver aquele que desceu de cima de todos os Céus, por obra do Espírito Santo, usando uma honrada e virgem donzela, operando em seu ventre esse milagre sobrenatural. Até hoje muitos incrédulos e até mesmo religiosos esbarram-se com esse milagre Divino, para esse tipo de pessoas, é como uma aposta em suas vidas, intransponível, para eles impossível de transpô-la (v.21).

Vejamos com cuidado a resposta dada pelo Senhor, aqueles que lhe davam a noticia da presença de sua família, que desejavam se encontrar com Jesus. Os anunciadores da noticia a Jesus cuidavam ver um tratamento diferente, urna distinção, uma honra ou até mesmo um elogio, mas a resposta foi geral de igualdade e modo para todos, porquê? Perguntará o leitor:

a)      Quero aqui lhe explicar, que com estas palavras o Senhor está mostrando a sua Divindade, a sua essência e a sua autoridade.

b)      Ninguém queira ou tente diminuir a Divindade do Senhor Jesus. Infelizmente há por este mundo fora aqueles que pregam um evangelho duvidoso, com uma trindade inexistente, e assim esses charlatões, empurrados pelo maligno, confundem as pessoas que os ouvem, e mais difícil se lhes torna encontrar o Caminho da Verdade, pelo motivo de anunciarem um falso evangelho, por eles transtornado. (foge deles)

c)      Quero dizer com isto, caro leitor, que estás lendo este artigo, que faças uma pausa em ti mesmo, penses se de facto tens predisposição no teu coração a ires a uma Casa de Deus (igreja Evangélica) para ouvires a Palavra de Deus. Se a resposta é um SIM, eu digo glória a Deus, mas se for não, aconselho-te que não tardes muito.

d)      Deus deu a vida por ti naquela cruz do Calvário. Agora a decisão tem de vir da tua parte que poderá ocorrer num coração compungido e desejoso de libertar do pecado, que muitas vezes o inimigo das nossas almas nos tenta pressionar e não atendermos ao convite do Altíssimo que diz:

e)      Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei (Mateus 11:28). Continuando a ler verá que este alerta vem diretamente de Deus para si. E a hora de atender é agora, dando um passo de fé será a melhor decisão de tua vida. Entrega teu coração àquele que tudo pode para te ajudar a seguires a Cristo, o Salvador do mundo.

Ele espera a tua decisão. Que Deus te abençoe e guarde por onde andares.

Manuel V. Martins (Pastor evangélico)