PALAVRA DE DEUS
Manuel Venade Martins (Pastor Evangélico)
E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando. E eis que havia ali um varão, chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico. E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura. E, correndo, adiante, subiu a uma figueira brava para o ver; porque havia de passar por ali. E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa. E, apressando-se, desceu e recebeu-o com gostosamente. (Lucas 19:1-6).
INTRODUÇÃO
O Senhor Deus todo Poderoso, abre a mão para qualquer indivíduo que por falta de comunhão com o Altíssimo ande desviado ou afastado dos santos caminhos de Deus. Nós sabemos que as nossas transgressões e pecados nos afastam para mais longe de Deus. Por isso mesmo, é que o Senhor Jesus disse ao paralítico de que tinha sido curado, quando o encontrou são. Não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior (João 5:14). Será que o amado leitor compreende que esta mensagem é também para si! Medite nas palavras que se seguem.
COMENTÁRIO
ZAQUEU ENCONTROU JESUS
Algumas pessoas estão a caminhar em direção ao Hádes (Inferno) porque lhes falta simplesmente um pouco de coragem. Zaqueu, um simples homem, possuía toda a coragem que lhe era necessária. Uma vez que ele tinha vindo para ver Jesus, determinou vê-lo mesmo. Aquele é o meu tipo de homem, gosto de pessoas que sejam uma coisa ou outra. Se um homem prefere servir a Deus, gosto de ver esse homem envolvido na sua tarefa 12 meses ao ano. Como foi que Zaqueu procedeu? À distância, à beira da estrada, ele avistou uma árvore, e compreendeu que, na direção que seguia, Jesus iria passar por ali. Por isso correu e subiu á arvore. Isto é o que os meus leitores terão que fazer. Todo aquele que deseja alcançar a salvação da sua alma necessita de pôr os pés a caminho e correr para encontrar Jesus. Há alguma coisa que a pessoa necessitar-se de fazer. Por isso não fique sentado e a dizer: Estou muito fraco. Diga antes: Pela graça de Deus vou começar. Dê inicio à caminhada, e Deus Todo-Poderoso começara a movimentar-se dentro de si, e cooperará consigo e a seu favor. Você pode ser salvo agora - agora mesmo - se tão somente o desejar e entrar em ação. Determine ser salvo e os sinos do Céu começarão a tocar, e haverá festa no Céu.
Sim, Zaqueu tinha saído para ver Jesus, e compreendeu que O veria, se tão somente trepasse aquela árvore. E ei-lo a subir aquela famosa figueira brava. Oh, sim, suponho que se riram dele, mas deixa-los rir. Por isso, o leitor não se preocupe com o riso dos outros, pois as pessoas a rir podem ajudá-lo a cair no Inferno, mas jamais poderão faze-lo sair.
JESUS SALVA: Jesus chegou junto da figueira brava e, ao olhar para cima, viu Zaqueu e disse: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa. Zaqueu, ao ouvir as palavras de Jesus pensou imediatamente para consigo: quem seria que Lhe falou a meu respeito? Aquele amigo sabe tudo quanto eu tenho feito. Ele tem pregado todo o seu sermão para mim. Deus faz com que as pessoas se sintam inconformáveis por causa dos seus próprios pecados. O leitor já alguma vez se sentiu assim? Você dirá, sim é mesmo dessa maneira que eu me estou a sentir agora. Bem, nesse caso, você é o homem que está em cima da árvore. Que Deus o ajude a ouvir a Sua voz! Quando a ouvir, desça depressa. Jesus disse para Zaqueu: DESCE DEPRESSA. Eis aqui uiva boa advertência. E coisa boa subir a uma árvore, mas Deus, lamentará a sua atitude, se você, por causa da sua indecisão se recusar a descer. Assim, Zaqueu desceu para receber Jesus alegremente, o facto de ele ter sido escolhido de entre toda aquela multidão parece ter-lhe causado imenso prazer.
Graças a Deus, prezado leitor, você necessita de crer em seu coração, arrepender-se e desejar em seu coração nascer de novo, receber ao Senhor Jesus como seu Salvador pessoal. Onde quer, que você se encontre, venha a Ele como está. Jesus é diferente, nunca recusa entrar na casa de quem quer que seja que Lhe abra a porta e O convide a entrar. Foi Exatamente o que aconteceu quando Zaqueu recebeu Jesus em sua casa, para ganhar a Zaqueu e sua família, levando-os a aceitar o facto de que era realmente o Filho de Deus. Em seguida e apenas alguns momentos depois de Jesus ali ter chegado, já todos estavam sentados á mesa para cear. Naquele dia foi a primeira vez que naquela casa se pediram as bênçãos sobre os alimentos.
Jesus não se fez convidado para vir ali comer os alimentos que aquele homem rico tinha para Lhe oferecer; mas tão-somente para lhes abrir o entendimento, que era Deus que estava a receber em sua casa. Mas graças a Deus, Que eles creram! E quando Jesus Se levantou, disse: Hoje veio a salvação a esta casa. Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido. Que Deus possa dar a oportunidade aos leitores como deu a Zaqueu!