PALAVRA DE DEUS
Manuel Venade Martins (Pastor Evangélico)
E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus. Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunhos, não defraudaras alguém e honra a teu pai e a tua mãe. Ele, porem, respondendo, lhe disse. Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade (Marcos, 10:17-20).
INTRODUÇÃO
Há muita gente insegura, no respeitante ao seu lugar na eternidade, muitos creem que morrendo tudo acaba, outros pensam que não são assim tão pecadores e, por conseguinte, merecem esse lugar; outros creem que sua religião os absorve dos seus pecados, etc.
Não foi isso o que o Senhor Jesus disse, no sermão da montanha, conforme se lê: Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela (Mateus 7:13). Estas Escrituras contrariam todos os pensamentos das pessoas que se justificam a si mesmo, não tanto transgressoras, e se consideram religiosas e, por conseguinte, pensam que não merecem serem separadas do reino de Deus, da própria salvação. Mas todo aquele que teimar escolher viver sem Deus, lembre-se que está caminhando no caminho largo, que o levará ao reino das trevas. Não se deixe confundir com o cristianismo (religião).
COMENTÁRIO
QUE FAREI PARA OBTER A VIDA ETERNA
Se nós estivéssemos no lugar desse jovem rico, nós teríamos posto os nossos joelhos no chão e perguntado a Jesus: Bom Mestre, que farei para viver cristãmente?
É possível que o tivéssemos feito, em cada um de nós existe, sem duvida, o desejo de aperfeiçoar a nossa vida cristã. A primeira lição, pois, que tiramos desta narrativa sobre o jovem rico, resume-se numa só palavra: Sou pecador, deixemos de lado todos os defeitos que o jovem rico devia ter, não nos esqueçamos que também nós temos muitos defeitos. O que é certo é que aquele jovem era sincero quando fez a pergunta a Jesus, a prova da sua sinceridade está no facto de ele se ajoelhar diante de Cristo. Ele sabia que Jesus podia dar-lhe uma resposta segura que satisfizesse os seus anseios de ser salvo. Por essa razão, faz a sua pergunta a Jesus com inteira sinceridade, em busca de uma resposta valiosa, fosse ela qual fosse, o jovem rico notou que tinha, fome e sede de Deus.
O jovem disse o seguinte ao Salvador: Mestre, tudo isso tenho feito desde a minha mocidade. Então Jesus, olhando-o, sentiu amor por ele e disse-lhe: Uma coisa te falta; vai vendendo tudo quanto tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro nos céus; e vem e segue-me.
Nós correremos o mesmo risco que correu este jovem. Se possivelmente cremos que vivendo uma simples vida reta, sem matar nem roubar, é mais que suficiente para ser salvo e ter um tesouro no Céu. Nós não roubamos nada a ninguém, não temos adulterado, não levantamos falso testemunho, honramos aos nossos pais, enfim, vivemos reta e dignamente. No entanto, alguma coisa há de faltar-nos. A verdade é que sempre nos falta algo! O não seguirmos ao Senhor Jesus bem de perto. Aí está o grande obstáculo que afasta de Deus, não somente aquele angustiado jovem rico, que tinha o seu desmedido amor ás riquezas. O mesmo pode estar acontecendo com alguém que lê este artigo, sendo os seus bens materiais um grande obstáculo para seguir a Jesus. Por isso apelamos, que nos falta? O que estará embaraçando ou confundindo a sua caminhada perto de Cristo?
Talvez Jesus te esteja a dizer: Deixa esse teu pecado, vem e segue-me, deixa esses teus prazeres mundanos e vem, segue-me. Sim, meus amigos, jovens e adultos, novos e velhos, Que nos falta para seguir a Jesus? O amor ao dinheiro será o seu pecado dominante, será o ídolo que o escraviza e afasta de Jesus? Hoje como ontem, muitos há que estão prontos a abandonar tudo, mas exceto algum pecado, é por causa desse pecado que lhes dá prazer, mas correm o risco de se perderem eternamente.
Se somos cristãos verdadeiros e fieis testemunhas do Senhor Jesus, temos de abandonar tudo com alegria, até certas pessoas que nos querem embaraçar o caminho para Deus. Porque trata-se da vida eterna. Faremos como os apóstolos. Eles deixaram tudo para seguir o Mestre.
Abandonemos tudo quanto possa impedir-nos de seguir o nosso Salvador.