ESTUDO BÍBLICO

(Para novos Pastores e Evangelistas)

PALAVRA DE DEUS

Efésios 4:11-16

Efésios 4:11 - E ele mesmo deu una para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,

12. - Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;

13. - Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo;

14. - Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente;

15. - Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos, em tudo, naquele que é a cabeça, Cristo,

16. - Da qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.

INTRODUÇÃO

Por alta e divina revelação daquele que é o mais sublime de todos os outros deuses, que infelizmente e por ignorância o homem adora, e depois diz que apenas venera, feitos pelas mãos dos homens como nos fala o Salmo 115 que a partir do verso 5 diz: - “Têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não vêem”. verso 6: - “Têm ouvidos, mas não ouvem; nariz têm, mas não cheiram”. verso 7: - “Têm mãos, mas não apalpam; têm pés, mas não andam; nem som algum sai da sua boca”.

Decidi, de todo meu coração e de toda a sabedoria, que me foi dada, preparar este Estudo Bíblico preparatório para novos obreiros, neste caso novos pastores e evangelistas, que além fronteiras têm recebido o chamado do Senhor para o campo e trabalhar na sua vinha, e como no meu primeiro estudo para diáconos falei, sem cursos teólogos, ou outros cursos básicos. Eu orei ao Senhor e é Ele que me tem instruído a elaborar tão alto ensino. Porque eu, confesso de mim mesmo, nunca conseguiria preparar este ensino.

Serve este material para fortificar tais novos obreiros (pastores e evangelistas) e consciencializá-los dos seus deveres e responsabilidades, ao cuidar do rebanho, que afinal pertence ao Reino de Deus.

COMENTÁRIO

Todos os verdadeiros servos do Senhor conhecem bem estas escrituras, que detalhadamente o Apóstolo dos gentios escreveu, para nosso ensino, em Efésios 4:11, com excepção daqueles que se dizem muitíssimo religiosos, grandes teólogos, etc., mas que na realidade, esses tais, não andam na verdade, nem tampouco conhecem o caminho. Afirmo categoricamente, não são do nosso rebanho (igreja) esses cujos deuses é o ventre e cuja glória é só para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas. Filipenses 3:19.

Se foi o Espírito Santo que te chamou e te elegeu para obreiro (pastor ou evangelista), tem posto em teu coração a sua obra, local, nacional ou no estrangeiro, não tens que te atemorizar, ter receio, ou parar. Não, antes pelo contrário, tens de deitar a mão ao arado e não olhares para trás, para estares apto para o reino de Deus. S. Lucas 9:62 - “E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus”.

Tens, outrossim, de te esforçares porque já o Senhor te mandou. Não pasmes, nem te espantes porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andes. Josué 1:9. Pasmar é um sinónimo de ficar na sua caminhada, entretido com qualquer assunto desta vida, encantadora ou não aos teus olhos, o valente servo de Deus (obreiro) não pode tirar os olhos da Palavra de Deus. E se por fraqueza pecares ou caíres em pecado, olha para a serpente pendurada no deserto, que é uma figura de Nosso Senhor Jesus Cristo, crucificado no Calvário. Números 21:9 - “E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e era que, mordendo alguma serpente a alguém, olhava para a serpente de metal, e ficava vivo”.

EXEMPLOS

Êxodo 25:1, 2, 8 e 9:
Verso 1 - Então falou o Senhor a Moisés dizendo; verso 2 - Fala aos filhos de Israel, que me tragam uma oferta alçada: de todo o homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alçada; verso 8 - E me farão um santuário, e habitarei no meio deles; verso 9 - Conforme a tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo, e para modelo de todos os seus vasos, assim mesmo o fareis.

Depois da fabricação do tabernáculo e preparação dos seus utensílios, etc. Deus falou a Moisés, seu servo, para chamar seu irmão Aarão com seus filhos para o sacerdócio, para ministrar no tabernáculo ao seu povo. Êxodo 28:1 - “Depois, tu farás chegar a ti teu irmão, Aarão, e os seus filhos com ele, do meio dos filhos de Israel, para me administrarem o ofício sacerdotal; a saber: Aarão, Nadab e Abiú, Eleazar e Itamar, os filhos de Aarão”.

Também podemos ver a tribo dos levitas não serem contados, mas apartados para o ministério sacerdotal, servindo no tabernáculo. Esta tribo acampava suas tendas ao redor do tabernáculo. Isso nos fala de cuidado, protecção e mais perto do Senhor. Números 1:47-50:

Verso 47 - Mas os levitas, segundo a tribo dos seus pais, não foram contados entre eles; verso 48 - Porquanto o Senhor tinha falado a Moisés, dizendo; verso 49 - Somente não contarás a tribo de Levi, nem tomarás a soma deles, entre os filhos de Israel; verso 50 - Mas, tu, põe os levitas sobre o tabernáculo do testemunho, e sobre todos os seus vasos, e sobre tudo o que lhe pertence; eles levarão o tabernáculo e todos os seus vasos; e eles o administrarão, e assentarão o seu arraial ao redor do tabernáculo.

Assim, os amados, concerteza escolhidos pelo Espírito Santo, devem-lhe ser submissos, sem duvidar, porque o que duvida é como a onda do mar, balanceando para todos os lados, desagradando a todos, à igreja e a Deus.

Sempre tenho o hábito de dizer a nossa vida, nestes casos o testemunho deve falar mais alto do que as nossas palavras.

MAUS EXEMPLOS

Actos 5:1-5:

Verso 1 - Mas um certo varão chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade; verso 2 - E reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos; verso 3 - Disse, então, Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?; verso 4 - Guardando-a, não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus; verso 5 - E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram.

No princípio dos primeiros exemplos dados pela igreja primitiva, o amor puro, sincero, genuíno, afável, mas com ímpeto e responsabilidade e amor à expansão do reino de Deus, vários irmãos, senão quase todos, vendiam suas propriedades, e traziam seus valores intocáveis ao ministério (apóstolos) para, outrossim, fazerem frente às grandes necessidades da obra de Deus, que houve e sempre há em todos os níveis, em todos os lugares, em todas as primeiras fundações e estabelecimentos, na obra de Deus, em todo o Mundo, que uma porta se abra.

Mas levantando-se um certo imitador com infiel exemplo de amor, que nunca existiu nele ou nela, vendeu uma propriedade - verso 1 -, e para não cair em desonra disse que trazia o total do valor da venda, o que não era verdade. Mentindo a Deus, as consequências foram uma morte, do erro perante aquele que tudo sabe e tudo vê.

Os novos obreiros (pastores ou evangelistas) devem ser eles os primeiros exemplos, com demonstração dos primeiros frutos, para abrir os olhos aos ditos crentes, mas meio cegos, esses que nunca vêem na Bíblia, que é a Palavra de Deus, que está em causa a clara expansão do reino de Deus, neste Mundo tão confuso e tenebroso. Esforça-te novo obreiro, com cautela, prudência e vigilância, para que o rebanho que Deus te entregou não caia em descrédito.

Vou contar o testemunho de certo obreiro, a que eu directamente tive conhecimento, ao vivo, e o qual não correspondeu ao chamado de Deus, nem se esforçou para se submeter à sua direcção. Tal obreiro, vou omitir seu nome porque o Senhor da vinha, ama a todos e ama o tal obreiro também.

Sendo eu convidado a pregar nos meados do ano de 2005, numa localidade do Norte do País, ou seja no Minho, eu sem saber a grave ocorrência que ele estava a praticar, de factos e casos sérios, a certa altura, não me pude conter e o Espírito Santo soltou a minha língua e eu falei assim: O Senhor o enviou para cá, não para fazer um bom trabalho! Mas um trabalho excelente! Mas...

Foram estas as minhas palavras directamente a ele, sem saber o mal que o esperava, derivado à sua conduta, imprudência, falta de sabedoria e vigilância, orando e jejuando, tudo isso e muito mais lhe faltou.

É assim que a derrocada da casa acontece a todos aqueles que não se mantêm na ordem do Espírito Santo e obediência da Palavra de Deus. E aconteceu a sua discipulação ao seu ministério, com graves prejuízos, não só da igreja, como aqueles de fora, que se retiraram porque tinham pouca terra. S. Mateus 13:4-7:

Verso 4 - E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na; verso 5 - E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda; verso 6 - Mas vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz; verso 7 - E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram, e sufocaram-na.

CONDIÇÕES DOS NOVOS OBREIROS

I - Irrepreensível (verso 2) - 1.ª Timóteo 3:1-7:

“Verso 1 - Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja; verso 2 - Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; verso 3 - Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado; não contencioso, não avarento; verso 4 - Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia; verso 5 - (Porque se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?); verso 6 - Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo; verso 7 - Convém, também, que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta e no laço do diabo.”

Esta palavra surge em primeiro lugar, tal a urgência do obreiro, qualificar como suas não só as aptidões intelectuais, mas mais altos padrões morais e espirituais sem dar escândalo no meio do rebanho, nem ser ou haver por necessidade de ser repreendido, perante o Ministério ou grupo convencional.

II - Santo (verso 2)

Marido de uma só mulher, com casamento legal perante as autoridades e igreja, orientação e administração do lar, cuidando de sua família, moralmente também para que não caia na afronta do inimigo.

III - Oração (S. Mateus 6:9)

“Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;”

O segredo e alicerce de um ministério fortificado - levando os outros a se encontrarem com Deus, através das orações, como um servo comunicativo, estimulando o povo de Deus.

IV - Homem de fé (Hebreus 11:6)

“Ora, sem fé, é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”.

Sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que creia que Ele existe e é galardoador, vencendo montanhas e as transportando para o meio do mar, é esse o poder de Deus, através de um homem que actua com fé, mas foge à luta que muitas vezes o ataca, para ser provado, mas em S. Mateus 17:20 diz: “Por causa da vossa pouca fé; porque, em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá - e há-de passar; e nada vos será impossível.”

Os discípulos não puderam libertar o homem, pelo facto de apenas possuírem uma baixa fé. Que também Deus nos ajude e continuamente aumente a nossa fé.

V - Pregar e ensinar a palavra (1.ª Timóteo 4:13)

“Conserva o modelo das sãs palavras, que de mim tens ouvido, na fé o no amor que há em Cristo Jesus”.

Deve o novo pregador orientar a mensagem da seguinte forma:
a) - A leitura da Palavra, introdução, comentário, exposição à igreja, conclusão final.

Tenho presenciado certos obreiros, com pouca formação bíblica, com uma mensagem desorganizada quando na casa do Pai (nosso Deus) há pão com abundância. Em 1.ª de Timóteo 4:13 diz: persiste em ler, exortar e ensinar.

Por vezes à muito desequilíbrio na igreja Pentecostal, na falta de ensino aos novos crentes porque muitos dos novos obreiros deixam esse lado de fora, argumentando alguma escusa. Mas na realidade, todos os novos obreiros devem ter cuidado com o ensino, incluindo a doutrina e mostrando incorrupção como se lê em Tito 2:1, 7: V. 1 - Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina. V. 7 - Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina, mostra incorrupção, gravidade, sinceridade.

Verso 3: Não dado ao vinho. Por outras palavras, não criar hábito das bebidas alcoólicas, melhor será para ti, não olhares para ele. Em Provérbios 23:31 diz: não olhar para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo, e se escoa suavemente.

Os sacerdotes na velha despensação, não bebiam vinho nem bebida forte. (Levítico 10:9): Vinho, nem bebida forte, tu e teus filhos contigo não bebereis, quando entrardes na tenda da congregação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso, entre as vossas gerações.

Era tal o rigor no ministério sacerdotal que lhe tinha sido determinado se abster por completo de qualquer bebida com álcool da época. Algum obreiro alegará, mas nós estamos na despensação da graça, eu digo sim. Mas isso não te dá o direito, como agora novo servo do Deus Altíssimo, de tomares o ministério e não dares testemunho sério ao rebanho que Deus te entregou para o cuidares, dando-lhe os melhores exemplos de um cristianismo puro, santo e irrepreensível.

Governador: deve governar em primeiro de tudo sua casa, equilibrado nas finanças, nos gastos e despesas. Também deve ter muita sabedoria na orientação de seus filhos, à medida que já se vão tornando adolescentes, e mais tarde jovens.

Para que aprendam no lar a melhor educação, os melhores exemplos, a melhor sadia vida, que lhe fique nas entranhas do seu coração, e lhes siga por longos anos o que aprendem, enquanto vivendo em conjunto com seus antecessores (pais) para sempre.

VI - Sensível ao Espírito Santo

a) - Deve ser pentecostal - baptizado - Actos 2:39;

b) - Crer nos dons do Espírito Santo - 1.ª Coríntios 12:1-11;

c) - Saber quem possui também esses e os outros dons naturais para usar esses vasos na vinda do Senhor;

d) - Lembre-se que da Tribo de Levi eram escolhidos os sacerdotes - Êxodo 28:1: “Depois, tu farás chegar a ti teu irmão, Aarão, e os seus filhos com ele, do meio dos filhos de Israel, para me administrarem o ofício sacerdotal; a saber: Aarão, Nadab e Abiú, Eleazar e Itamar, os filhos de Aarão” e Números 1:50-53: verso 50 - Mas, tu, põe os levitas sobre o tabernáculo do testemunho, e sobre todos os seus vasos, e sobre tudo o que lhe pertence; eles levarão o tabernáculo e todos os seus vasos; e eles o administrarão, e assentarão o seu arraial ao redor do tabernáculo; verso 51 - E quando o tabernáculo partir, os levitas o desarmarão; e quando o tabernáculo assentar no arraial, os levitas o armarão; e o estranho que se chegar morrerá; verso 52 - Os filhos de Israel assentarão as suas tendas, cada um no seu esquadrão, e cada um junto à sua bandeira, segundo os seus exércitos; verso 53 - Mas os levitas assentarão as suas tendas ao redor do tabernáculo do testemunho, para que não haja indignação sobre a congregação dos filhos de Israel; pelo que os levitas terão o cuidado da guarda do tabernáculo do testamento.

CONCLUSÃO

Algumas sugestões:

a) - Deve tal obreiro saber perfeitamente quem o alistou ou está alistando;

b) - Necessita preparar-se, tirando um curso teológico, de preferência básico para pastor, etc.;

c) - Esperar direcção Divina para ir ao campo.

Se estes três factores falharem em tua vida, melhor será buscar a face daquele que tudo pode, porque Ele é Rei dos reis e Senhor dos senhores. Apocalipse 14:14.

Que Deus ricamente te abençoe, ajude e que neste tão alto ministério, que será uma honra para ti e bênção para aqueles a quem Deus chamar à salvação à volta de ti.

O Senhor seja contigo.

Saudações em Cristo.

Manuel Venade Martins
(Pastor)



< Voltar