ESTUDO BÍBLICO

E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; e de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. (Actos 2:1-4)

INTRODUÇÃO

Pentecostes não é uma determinada religião, ou tipo semelhante, que o homem possa imaginar, criar ou inventar, através de meios seculares ou materiais. Como ouro, prata, metal, madeira ou ainda pedras preciosas. Não meus amados leitores, ou amigos dos nossos programas, simpatizantes, ou seguidores de Cristo o Senhor, com todo o respeito pelo teu ponto de vista, pensamento, dogmas religiosos, afectos naturais e imaginários.

COMENTÁRIO
O QUE É PENTECOSTES ?

Se de facto não é nada disso que atrás dissemos, no princípio de este artigo, teremos que trazer para a luz o que na realidade está confuso, escondido, encoberto e em densas trevas e rejeitá-lo.

Sabemos que a lei, foi um aio, para o Novo Testamento, segundo se lê: - De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que, pela fé, fossemos justificados, mas depois que veio a fé, já não estamos debaixo do aio. (Gálatas 3:24-25).

Foi na altura, através do Ministério de Moisés, que Deus estabeleceu a cerimónia e cumprimento das leis e do Pentecostes, na época de então conhecida como as Primícias, desde que o povo entrou em possuir a terra prometida, tornou-se na obrigação e responsabilidade de cumprir ao pé da letra tudo que o Senhor Deus falara e ordenara, conforme se lê: Quando houverdes entrado na terra, que vos hei-de dar, e cegardes a sua cega, então trareis um molho das Primícias da vossa cega ao sacerdote. E no dia que moverdes o molho, preparareis um cordeiro sem mancha, de um ano, em holocausto ao Senhor. Depois, para vós, contareis desde o dia seguinte ao Sábado (é o Domingo) desde o dia em que trouxerdes o molho da oferta movida, sete semanas inteiras serão. (Levítico 23:10-16).

Estes actos eram as preparações figuradas e tipificadas, com suas obrigações a cumprir e também, festas solenes ao Senhor Deus de Israel. Cumprindo a cada ano, mostrando os eventos figurados e em tipos como, por exemplo, lá entrava o cordeiro sem mancha, de um ano em holocausto .O Sacerdote de então, ao serviço, tinha a obrigação de examinar o cordeiro, e também de ensinar e explicar ao povo os significados de tudo isso. Ele o faria ? Pois estes actos solenes, obrigatórios e rituais para o futuro, são:

A) em primeiro lugar para o Messias (Cristo);

B) em segundo lugar também paro o advento do Espírito Santo.

Vamos então esclarecer isso:

O Cordeiro (v.12) era uma figura de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, as suas condições perfeitas, de tenra idade, sem mancha, quer dizer não defeituoso, perfeito em todos os seus aspectos, sem pecado, sem doenças, nutrido, de boa aparência, para servir de holocausto e sacrifício pelo pecado do povo. Cumprindo-se na integra, quando João Batista afirmou: - Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, e João testificou dizendo; eu vi o Espírito Santo descer do céu, como uma pomba, e repousar sobre Ele. (S. João 1:29,32).

O MOLHO QUE ERA ENTREGUE AO SACERDOTE

Sobre esse molho das primícias dos cereais e movido perante o altar do holocausto, pelo sacerdote, esse molho é uma figura da igreja dos nossos dias de hoje, dos verdadeiros crentes, lavados pelo sangue do cordeiro e seus nomes estão no livro da vida. Todos concordam que o trigo era considerado o super cereal ,em todos seus aspectos e seus nutrientes de alto valor, quando este é bem aplicado. nestes casos era escolhido entre o melhor campo (seara).Com toda a sua palha e espiga em conjunto, um molho assim composto, era uma figura de uma igreja santa, sem nódoa nem mancha, a onde cada crente da seu fruto na estacão e época própria. (Salmo 1:3). Não sabemos o tamanho ou quantidade que cada molho continha, com suas palhas e espigas inteiras. Mas outrossim sabemos, que é uma representação de uma autêntica igreja, com todos os seus membros em actividade, em união fraternal uns pelos outros, pelo próximo e vivendo em santidade, sem a qual ninguém verá o Senhor. (Hebreus 12:14). Esse precioso cereal era o puro trigo, entregue nas mãos do sacerdote, sem nenhuma mistura com o joio.

O ESPÍRITO SANTO

O profeta Joel nos fala assim: E, há-de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão; os vossos velhos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões. (Joel 2:28). Aqui está a velha profecia na velha dispensação, a nos transmitir os propósitos de Deus, para a sua futura igreja, agora gloriosa, porque se lavou no sangue do Cordeiro conforme o próprio João Batista o afirmou: Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. (S. João 1:29).

ANTES DA PRÉ-CRIAÇÃO

A acção do Espírito Santo, antes da pré-criação. No princípio criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia e havia trevas sobre o abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. (Génesis 1:1-2).Tenhamos o máximo conhecimento da acção do Espírito Santo antes da criação, já preparado para a grande execução, que nosso Deus sábio arquitecto, já a tinha planeado e agora teria chegado o momento de dar início. Uma vez que a terra e as águas já existiam, conforme bem claro se lê (verso 2) o Espírito Santo se movia sobre as águas; são estas mesmas águas que nossos olhos vêem, embora agora e desde então organizadas, com todos seus detalhes; nascentes, rios, mares e grandes oceanos. O Espírito do Senhor se movia sobre as águas, isto nos trás à memoria que Ele estava pronto para o maior empreendimento, que jamais se tinha realizado, era essa a razão de se mover sobre as águas. Isto nos mostra salguem que tem vida em si mesmo, que tem acção e que tem todo o poder. Foi Ele o grande construtor, juntamente com o Senhor Jesus e com nosso Pai Celestial. Aos olhos naturais não se pode ver, mas sim o sentimos em nossas vidas, porque Ele é o nosso Consolador para sempre, não é ?

Largos anos depois o profeta Joel também falou e profetizou sua acção para nós e no meio de nós, conforme se lê: E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito, e mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumo. (Joel 2:29-30). O profeta do Senhor, Joel, foi o grande instrumento nas mãos, agora, do Senhor, para anunciar, na época de então, o advento que surgiria logo a seguir ao cumprimento do sacrifício, perfeito, agradável e eterno, que se iria realizar-se, com a aparição do Messias, conforme já o referimos, pela boca de João Batista. A partir da sua execução e do cumprimento da sua crucificação no calvário, ressurreição, aparição e ascensão ao céu. Seria o grande evento do Espírito Santo, também prometido. É Ele a grande alavanca da igreja de Cristo (se assim nos podemos expressar) viva e eficaz, realizando a sua obra, agora mais que nunca bem patente a nível mundial, com a pregação maciça do Evangelho, que é o poder de Deus, para Salvação de todo aquele que crê (Romanos 1:16).

E também se lê: ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura. E estes sinais seguirão aos que crerem; em meu nome expulsarão os demónios; falarão novas línguas. (S. Marcos 16:15-17). Agora a partir daí deu-se o início, há mais de dois mil anos, da obra, o mistério, a acção, o poder da pessoa Grandiosa que é o Espírito Santo, motivando os homens agora uma vez salvos pelo sangue do Cordeiro, homens de boa-vontade, escolhidos, elegidos, ungidos para cada específico Ministério e diversidade de vários dons do Espírito Santo, para a actividade e serviço para Deus e sua Igreja militante, conforme se lê: Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo, e há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo, e há diversidades de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos, mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. (1.a Coríntios 12:4-7).

Meus amados leitores, ministros de Deus (incluindo os cinco ministérios) obreiro, diáconos e serviçais, a todos os níveis, com seus dons, naturais e espirituais, me dirijo a vós nesta última etapa, até chegar ao final desta dispensação da graça, que observeis bem de perto este Estudo Bíblico que venho falando com o tema: O que é Pentecostes ? Porque te toca a ti também o envolvimento em parte (concerteza) nesta grandiosa obra, que o Senhor de toda a Seara nos legou a todos nós para a realizar.

O MINISTÉRIO

Sobre o ministério inclui os cinco ramos: Apóstolos, Profetas, Evangelistas, Pastores e Mestres; depois de estarmos bem conscientes do nosso chamado e até já temos sido consagrados ao ministério, até sendo mesmo pela Convenção (Council) e já estarmos na actividade ministerial há poucos ou até muitos anos, devemos examinar com certo cuidado, a que nenhum servo do Altíssimo se deve excluir, de como estão as nossas ferramentas! Tanto as físicas (naturais) como as espirituais, não depender dos Filisteus para as afiar, de maneira alguma! Os Israelitas estavam subjugados ao inimigo, e se deixaram enganar, confiando neles, para lhes amolar suas ferramentas; vejamos o grande mal de buscar ajuda de um povo incircunciso. Isto nos chama a atenção de buscarmos no sítio certo, a congregação certa, a homens de Deus certos. Nesta tua luta tens de possuir as tuas armas em tuas mãos, não desarmado como Israel estava na hora da luta (1.a Samuel 13:19-22.

Diz a Palavra de Deus assim: - E em toda a terra de Israel nem um ferreiro se achava; porque os filisteus tinham dito: para que os Hebreus não façam espada nem lança. (verso 19). Esta foi uma táctica dos filisteus enganando-os, assim dessa maneira eles podiam dominar, encarcerar, e apoderar-se de tudo, uma vez que não havia quem fabricasse nem espadas nem lanças entre o povo de Israel. Os filisteus são uma figura do mundo actual em que presentemente vivemos: em pânico, em terror, com medo e com terrorismo actuando com os mais cruéis crimes, na pobre humanidade indefesa, é isto que ouvimos a cada dia. O Senhor Jesus disse: Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo. (S. João 16:33). Já é mais que tempo suficiente de se decidir para Cristo se alguém, que lê este Estudo Bíblico e ainda não deu o seu coração ao Senhor Jesus, porque esperar mais ? Se assim é, melhor será o amado leitor confiar no Senhor e crer em sua Palavra, que o nosso Deus possa iluminar a todos os leitores.

O TEU LADO ESPIRITUAL

Falemos agora do teu lado espiritual; está de facto este lado teu afinado, consagrado, preparado com todos os conhecimentos e ungido por Deus? Os nove dons do Espírito Santo, entregues à igreja de Cristo devem estar em grande desenvolvimento nas lideranças dos cinco ministérios, porque que sabor poderá ter uma boa sopa, se não tiver sal! Assim uma congregação (igreja) sem seus respectivos dons e talentos, não poderá ser uma bênção nas mãos de Deus. Sobre este assunto o apostolo do Senhor nos fala assim: Portanto, procurai, com zelo, os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho ainda mais excelente.(1.a Coríntios 12:31).

Desde o momento que o Senhor da seara nos salvou e chamou para o ministério (Efésios 4:11,) devemos estar bem convictos da nossa candidatura para o trabalho na vinha do Senhor, que está no mundo actual, zelando pela qualidade de serviço que a cada dia estamos a executar; o posto é realmente o correspondente ao chamado? Se a resposta for sim, tudo correrá de vitória em vitórias, ainda que ventos contrários se levantem contra a maré, ou na estrada que por vezes se apresenta com certas brechas, lombas, ou tipo de piso defeituoso e por vezes perigoso, se nos apresenta. Mas a nossa caminhada deve ser persistente, lutando a cada dia pela nossa sobrevivência e pelo nosso ministério, sabendo que foi o Senhor da seara que no-lo entregou. A partir daí o Senhor Deus espera ver em nós a qualidade da obra que estamos a fazer, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. (2.a Timóteo 2:15). Devemos trabalhar com gosto em todos os sentidos, que nos seja exigido: Na igreja local, na evangelização, na visita aos enfermos, onde eles se encontrem, nos hospitais, nos lares ou suas próprias habitações, levando-lhes uma palavra de conforto, de fé e de esperança em Cristo o Senhor.

UM MINISTÉRIO COM SUAS FERRAMENTAS

Para se obter e manter um ministério com todas as ferramentas afiadas, é necessário pedir ao Senhor da seara, que nos equipe com seus dons, ou melhor dito, os tais melhores dons, que neste caso o servo do Senhor se refere, muito em especial aos dons espirituais do Espírito Santo, como parte importante para cada ministro do Deus Altíssimo possuir, na execução da sua obra. Então qual a decisão a seguir (exemplo) porque eu vejo essa necessidade no meu ministério, que acabei de receber. Porque acabo de completar o curso em teologia. Se de facto estás a falar de todo o teu coração, e queres ver em tua vida a tua obra e teu interesse pelo reino de Deus.

EXAMINA ESTES PONTOS IMPORTANTES

PRIMEIRO: Deves fazer diariamente a tua hora ou horas de oração, aos pés daquele que tudo vê no oculto, entrando no teu aposento, fechando a porta, porque Deus te recompensará (Mateus, 6:6);

SEGUNDO: JEJUAR: É um, talvez, dos mais importantes exercícios, que inclui o físico e também o teu lado espiritual, na tua vida no ministério.

(a) Sempre eu aconselho que o jejum deve começar pela manhã, e só em certos casos terá o seu começo de tarde. Se subentende que o dia começa pela manhã.

(b) Aos novos Obreiros, dou nestes casos o meu conselho, que devem começar a tirar parte do dia, para irem treinando seu corpo físico a este novo hábito, pois que nunca tinha praticado. Não fazer como certos crentes que começaram com 24 horas ao dia e não conseguiram mais persistir. Sempre se deve começar por menos, na expectativa de futuramente aumentarem, uma vez que seus corpos já se vão habituando a jejuar.

TERCEIRO: LER E ESTUDAR: em toda a caminhada devemos manter em nossas mentes, que não podemos parar nosso itinerário, para podermos dar temos de comprar e receber do Mestre, não é assim? Tudo que seja necessário e salutar para sua vinha, nos entregará, em nossas mãos, para dessa maneira ser executada com sabedoria, amor e fé, a obra que nos entregou para a realizarmos.

QUARTO: TRABALHAR: está escrito assim: Trabalhai não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará, porque a este o Pai, Deus o selou. (S. João 6:27). Deve o novo obreiro se habituar, mesmo já de início de sua carreira, não se descuidar, no que toca à sua parte, a ter uma visão do seu campo.

a) Tratando de o lavrar a seu tempo.

b) Semeando nele a boa semente, isto é muito importante.

c) Regando e cuidando das plantas já nascidas e com corpo.

d) Colher o fruto agora já amadurecido, isto nos fala de novos crentes que foram acrescentados à igreja.

OS MELHORES DONS

Com seus dons podemos entrar na sua presença. A igreja, bastante adornada e revestida em parte, porque tudo que fazemos e possuímos para a obra de Deus é sempre em parte e não na totalidade, mas o Senhor ainda nos concederá o dom ou dons, que lhe demandamos, uma vez que sejam pedidos com sabedoria, qualquer que seja na orientação do Divino Espírito Santo. Tenhamos fé e a certeza que os vamos receber, para uso na sua obra e como ferramenta. É isso que o apostolo Paulo nos quer dizer; de maneira que nenhum dom vos falta, esperando a manifestação do nosso Senhor Jesus Cristo. (1.a Coríntios 1:7).

Uma palavra sobre os dons do Espírito Santo. Eu sei que muitos de vocês, que estão seguindo e lendo os nossos comentários, artigos e estudos bíblicos, em especial, desejariam que eu incluísse também os nove (9) dons do Espírito Santo e também os naturais, que existem e estão em funcionamento nas igrejas de Cristo. Vou orar ao Senhor para que Ele me dirija nestes casos, e então prepararei o tal estudo se Deus assim me guiar, provavelmente à parte deste.

Que Deus ricamente abençoe a todos os leitores e irmãos em Cristo Jesus e que este estudo sirva de grande bênção e proveito e enriquecendo abundantemente o vosso conhecimento.

São meus votos.

Manuel V. Martins

(Pastor evangélico)

< Voltar