MISSÕES

Amados, serve a presente para vos informar sobre a acção missionária da Igreja Assembleia de Deus Emanuel (E.U.A) em Portugal e noutros países.

No Alto Minho, a nossa acção missionária teve início com a oferta de uma casa e anexos, no lugar de Urgeira, Valença do Minho, há cerca de trinta e cinco anos, onde se efectuavam os cultos. Oferecemos também uma aparelhagem de som para evangelização, no tempo do Pastor Eugénio da Ponte (já com o Senhor). Devido às más condições dessa pequena Casa de Oração, contribuímos com uma primeira oferta de 120.000$00 (moeda de então), e ainda outras ofertas para ajudar na construção de uma nova Casa, a que ainda hoje existe. Nessa data, pastoreava a Igreja do Porto o Irmão Casimiro das Neves e o Pastor local era o Irmão Lílio Cavadinha. As ofertas mensais continuaram, prolongando-se no tempo de outros obreiros que foram até essas paragens. A nossa última oferta mais avultada foi para a ajuda do pagamento dos bancos, das ventoinhas e sua instalação, na época do Pastor António Cardoso.

Também contribuímos mensalmente para as obras de restauro das Casas de Oração de Viana do Castelo e Ponte da Barca, ajudando a saldar a dívida; essas obras foram levadas a cabo pelo Pastor Alfredo Pereira. Mais recentemente, enviámos uma oferta para uma necessidade pontual em Ponte da Barca, o obreiro de então era o Irmão Policarpo.

A nossa ajuda mensal para o Desafio Jovem começou no ano de 1978, estando este ainda ligado às Assembleias de Deus, a qual se mantém actualmente. Para o Lar de Betânia a nossa contribuição mensal começou por volta do mesmo ano e mantém-se até aos dias de hoje, pela Graça de Deus. Para a Operação Samaritano, cujo presidente é o Pastor José Luís, contribuímos também, já há vários anos, com uma oferta mensal. Temos também um departamento de beneficência às viúvas com dificuldades, tanto nos Estados Unidos como em Portugal. Para o Instituto Bíblico, anterior Escola Bíblica começámos com uma oferta mensal; actualmente enviamos uma oferta sempre que nos é possível.

Em 1999, com a vinda do Pastor Eugénio Araújo, pioneiro na zona de Caminha, Vila Nova de Cerveira e Paredes de Coura, contribuímos para as obras de adaptação das Casas de Oração de Vila Nova de Cerveira e de Caminha, esta inaugurada pelo Pastor Presidente do Porto, na época, o Irmão António Almeida.

Comprometemo-nos, verbalmente, a pagar a renda da Casa de Oração de Vila Nova de Cerveira, enviando 300 dólares mensais, não só para renda, mas também para literatura e outras despesas.

Enviámos donativos para as obras de adaptação de Melgaço no montante de 5.570 €, assumindo, também, por escrito um contrato de parceria por cinco anos, suportando a renda da Casa de Oração, tendo sido esta inaugurada em 24 de Julho de 2004 pelo actual Pastor Presidente do Porto, Irmão Joaquim Castilho e pelo Pastor local, José de Matos. Mantemos o nosso compromisso verbal com o pagamento da renda de Vila Nova de Cerveira, enviando 380 € mensais para as respectivas rendas (Cerveira e Melgaço).

Para o Brasil contribuímos, actualmente, com uma oferta mensal para a Igreja de Minas Gerais. Em Moçambique (Nampula), para a Igreja de Deus Emanuel ajudamos com literatura e Novos Testamentos. Em Honduras, enviamos ofertas especiais para a construção da Casa de Oração da Igreja Evangélica Pentecostal. Para a Namíbia, contribuímos com uma oferta mensal, assegurando o sustento do obreiro local, o Pastor Silmar A. Wilberto. Mesmo assim, ainda não conseguimos satisfazer todos os pedidos de ajuda que nos são solicitados.

A Igreja Emanuel tem 1 congregação e mais dois locais de culto a seu cargo pagando por todas elas as respectivas rendas. Sou um Obreiro que não dependo e que nunca dependi monetariamente da Igreja, sabendo porém, que tudo o que possuo e sou é por Sua imensa Graça. Trabalhamos por amor Àquele que Vive e Reina para sempre e que um dia nos irá questionar sobre nossas obras e sobre os talentos que nos concedeu.

Assim, amados Irmãos, com o intuito de satisfazer o máximo dos pedidos solicitados, esquecemo-nos de nós mesmos privando-nos de ter a nossa própria Casa de Oração, mas sempre gratos ao Senhor, que nos dá o necessário para suportarmos os nossos compromissos. Pedimos no entanto as vossas orações, não nos esquecendo também de vós nas nossas orações e jejuns diante do Nosso Deus. Concluindo, lembro as palavras de I Samuel 7:12.

Sem outro assunto, envio saudações fraternais a todos, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor (I Aos Coríntios 15:58).

Manuel Venade Martins,
Pastor Evangélico