Testemunho de receber a Jesus

Pela primeira vez, em 5 de Junho de 1977, fui à Igreja de Deus Vivo, na altura na casa de uma irmã na fé, em Brentwood, N.Y.. Pela noite, ao entrar gostei muito dos cânticos e das orações. Então, oraram pelas pessoas presentes e a quem queria aceitar Jesus convidaram a levantar a mão ou a fazer um sinal.

Apareceu uma mulher dos seus 30 anos, eu nada... Nisto veio-me uma ideia de fugir da Igreja. Então orei ao Senhor: - Senhor se é que me vais tocar, não me deixes fugir daqui porque sei que me perderei.

Então, quase no final, um irmão da igreja, que hoje conheço e se chama Rocha, perguntou-me se eu queria dizer uma palavra. Eu disse-lhe: - orai por mim para que Deus me conceda voz para falar porque tenho perdido a voz. Oraram e eu falei à frente de todos, tendo dito que era pecador, que queria receber Jesus e perguntei aí mesmo (a chorar) se eu estava baptizado em nome de Jesus. Eles me responderam: - não estás, tens de ser mergulhado nas águas para seres baptizado. Eu disse-lhes que queria ser baptizado.

Fui então baptizado em 17 de Julho de 1977, de camisa, calças e meias brancas, numa piscina, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amem.

Em 18 de Agosto de 1977 lancei um aviso a todos os meus parentes, em particular aos filhos, e também aos amigos e seus parentes: - digo-vos que só em Jesus Cristo há salvação, único que deu o seu precioso sangue na cruz por todos nós. Não vos desvieis para a esquerda nem para a direita, aceitai os seus Evangelhos e amai-o como Filho único de Deus, nosso Pai, que promete estar connosco até à consumação dos séculos. Temei o Senhor nosso Deus e buscai-o de todo o coração; que eu para vós seja um marco na família, um exemplo e, assim, tereis a salvação em Jesus Cristo. Lede a Bíblia, o Livro Santo do Senhor e recomendai aos amigos a sua leitura. Aos meus parentes, na Breia, Vila Nova de Cerveira, e em S. Pedro da Torre, Valença, etc.. Procurai uma igreja Evangélica Cristã, é a minha recomendação.

No dia 5 de Agosto de 1978 efectuei a minha primeira pregação. O tema foi “orar”. Jesus ensinou os discípulos a orar (S. Lucas 11:1).

CHAMADA PARA O MINISTÉRIO

Em Junho de 1977, publicamente confessava o Senhor Jesus e o aceitava, pela fé, como meu suficiente Salvador pessoal e, nesse precioso e maravilhoso momento, três irmãos na fé chegaram-se a mim; enquanto um orava, outros profetizavam o meu ministério e pastor, dizendo que eu ia ser ministro do Deus Altíssimo. Eu senti que aquelas palavras, que entravam através dos meus ouvidos, ficaram em meu coração e, assim, fiquei na expectativa.

No ano de 1979 Deus usou o casal Estêvão, recém convertido, que veio ter comigo para abrirmos culto em português e foi assim que demos o primeiro serviço.

A seguir encontramo-nos com o Pastor Manuel Folgado, em Newark, New Jersey, e a partir daí o referido Pastor deu-nos assistência, vindo cá, em especial aos domingos, por algum tempo, pregar a Palavra, tendo-me ajudado na preparação de esboços de mensagens, pelo que estou muito grato àquele servo do Senhor por tudo que fez por esta obra e por mim, principalmente porque me ajudou no negócio de arrendamento da casa de oração para a Igreja Presbyterian Congregation Church de Brentwood, na qual, até ao momento, nos encontramos, usando o seu templo por um preço simbólico.

Em 1982 o Senhor me baptizou com o Espírito Santo e, nesse mesmo ano, fui consagrado a presbítero (Hélder) pela igreja da Assembleia de Deus Emanuel, localizada em Harrison, New Jersey, pelo Pastor Woldson Alves.

Em 1986 frequentei a Escola preparatória para pastores do distrito das Assembleias de Deus (americanas) e em 1987 o Pastor Woldson Alves contactou o distrito das Assembleias de Deus americanas para nos filiarmos oficialmente. A partir daquele ano frequentei a Escola Preparatória para pastores do distrito das Assembleias de Deus, na altura localizada em Queens, New York. Recordo que os exames finais constavam de prova oral e escrita, eram três examinadores, e o último exame escrito tinha 180 perguntas sobre vários temas doutrinários. Foi muito difícil para mim, mas passei os exames com vitória, graças a Deus.

Decorria o mês de Abril de 1988 quando fui consagrado a Pastor em Siracusa, New York, no próprio edifício do distrito das Assembleias de Deus.

No ano de 1987 a igreja foi matriculada no concílio das Assembleias de Deus em Springfield como igreja autónoma e com todos os estatutos legais e comprovativos como igreja oficial com todas as isenções de taxas federais e estatais.

Termino este meu testemunho na esperança de que todo aquele que o ler, que ainda não conhece o Senhor Jesus como único e suficiente Salvador, tome a decisão de seguir este caminho.

Que Deus ricamente te abençoe e guarde.

Manuel Venade Martins
(Pastor)