VISITA MISSIONÁRIA, NO ANO DE 2007, AO LAR MARIA

LUÍSA, EM VILA NOVA DE CERVEIRA, AO CENTRO DE DIA

DE REBOREDA E ÀS IGREJAS EM PORTUGAL

Desde há muitos anos que começamos a ter contacto com o Lar Maria Luísa, em Vila Nova de Cerveira, através de um casal de utentes que lá se encontravam recolhidos, os quais tomaram conhecimento de nós através dos nossos comentários publicados no Jornal “Cerveira Nova”.

Em certo momento o esposo disse-me que foi tocado pelo poder de Deus quando meditava na Palavra de Deus e que, de imediato, logo me escreveu a pedir o cartão de convite para aceitar ao Senhor Jesus como seu único e suficiente Salvador. Segundo o seu desejo, lhe enviamos o tal cartão, que depois de o ter preenchido o devolveu.

Logo na nossa próxima viagem a Portugal dirigimo-nos ao Lar para os conhecermos pessoalmente, coisa que nunca se realizou. Mas, nessa altura, encontramos um outro casal. O Sr. Marcírio que me perguntou ao que íamos. Eu disse que ia visitar o tal casal atrás referido, tendo ele me dito que já haviam partido para o Senhor. O que tinhas que dizer a eles, diz-me agora a mim.

Entendi, pelo Espírito Santo, que tinha de lhes ministrar a palavra para a salvação e assim foi, lendo-lhes vários textos das Escrituras Sagradas. Nesse precioso momento fiz-lhes o convite para aceitarem o Senhor Jesus como seu Salvador pessoal e eles, de todo o coração e com alegria, confirmaram e fizeram a confissão da fé.

Continuei a visitar o Lar Maria Luísa até uma minha tia falecer, pois esta também se encontrava lá a morar na qualidade de utente.

Passaram alguns anos sem visitar o Lar porque jamais ninguém existia lá que conhece-se-mos. No entanto, nunca deixei de orar ao Senhor para ter a oportunidade de ir lá e fazer a obra de Deus, na qual o Senhor me surpreendeu e respondeu às minhas orações.

Aconteceu que minha prima Isabel Tenedório me comunicou que uma das suas irmãs - Eugénia - teve de ingressar no Lar. Logo a Isabel me disse que temos de ir visitar a irmã. Foi para mim uma grande surpresa, mas ao mesmo tempo uma satisfação muito grande.

Queridos leitores e irmãos na fé, eu dei glória a Deus por mais uma vez me ter usado e, assim, continuar a visitar este Lar. Temos ganho muitas almas para Cristo. Cada vez que lá vamos, depois de saudar as pessoas presentes, que estão habitualmente na sala de convívio, lhes pergunto se querem ouvir a Palavra de Deus e, para minha surpresa, a grande maioria, todos à uma, dizem sim. Leio um texto das Escrituras, faço um pequeno comentário e de seguida os convido a aceitarem ao Senhor Jesus como seu único e suficiente Salvador. Que momentos impressionantes e maravilhosos, que experiência no meu ministério.

Quando eu ministrava a uma senhora de noventa e um anos, aproximadamente, lhe corriam lágrimas copiosamente pelo seu rosto. Nesse momento o Espírito Santo disse-me chega-te a ela e abraça-a. Que momentos tão comovedores. E nesse momento houve grande alegria nos céus, porque os anjos do Senhor que assistem na presença de Deus fizeram festa (S. Lucas 15:10).

Também fomos visitar o Centro de Dia de Reboreda, onde também temos sido bem recebidos e uma história grande para contar, mas hoje limitamo-nos a dizer que há lá várias pessoas que têm aceitado a mensagem do Evangelho. Aí está a causa da nossa visita que começou, também, pelos nossos parentes que aí estavam como utentes. Uma já faleceu, mas a outra lá continua.

Agradeço muito ao nosso Deus e às respectivas directorias de ambos os lares, porque sempre nos têm recebido. Que isto sirva de exemplo a outras instituições, para abrirem as portas aos que são verdadeiros servos de Deus, porque na realidade há por aí alguns, mas é só para perturbar a verdadeira obra do evangelho que o Senhor Jesus estabeleceu: - ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura. Quem crer e for baptizado será salvo, mas quem não crer será condenado (S. Marcos 16:15).

Aqui vai o meu sincero agradecimento a estes dois estabelecimentos que recolhem os necessitados e alguns até abandonados, de certa forma. É um trabalho precioso e que merece de todos nós a nossa gratidão e amor. Bem hajam todos.

Manuel Venade Martins
(pastor)

IGREJAS QUE VISITAMOS

Das várias igrejas que visitamos, destacamos a Igreja Evangélica da Assembleia de Deus, em Braga, tendo sido para mim um tempo de grande regozijo pregar nesta igreja e visitar esses irmãos na fé. Não somente isso, mas também temos lá a nossa sobrinha Fernanda e sua filha Rute que assistem. Que Deus siga abençoando esse ministério, de que é presidente o Pastor Almeida, homem de Deus, humilde, santo e de um trato afável, que deixa o visitante com uma esperança e desejo de voltar. É nisso que as igrejas evangélicas, de doutrina pentecostal, deveriam seguir o exemplo deste servo do Altíssimo.

Como a cidade de Braga se está enriquecendo com essas igrejas evangélicas pentecostais! Que Deus vá abrindo os olhos a esse povo que apenas possui uma religião, mas longe do Senhor, longe da cruz, longe da leitura da Bíblia, longe do Espírito Santo e, finalmente, longe de se congregar na Igreja verdadeira.

Ver fotos: 01  |  02  |  03  |  04